Deputada apóia encontro de enfermeiros


17/05/2004 15:18

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Analice Fernandes

A realização do I Encontro de Enfermeiros da Região Sudoeste, evento em comemoração ao Dia do Enfermeiro, teve o total apoio da deputada Analice Fernandes (PSDB), que é a primeira enfermeira do parlamento paulista.

Organizado por representantes sindicais de enfermagem dos municípios que compõem a região Sudoeste da Grande São Paulo, o evento aconteceu no último dia 13 de maio, no Centro Universitário Adventista em São Paulo - UNASP.

Além das apresentações musicais do Coral Universitário da UNASP, foi realizada a palestra "A Humanização do Enfermeiro nas Relações Profissionais", proferida pelo psicólogo Belisário Marques.

"Como enfermeira aprendi a cuidar das pessoas. É mais que uma vocação, trata-se de uma missão de vida. Além de efetuar o tratamento, é o enfermeiro quem concede atenção e carinho aos doentes. Programas como Saúde da Família e Internação Domiciliar são sucesso graças ao incansável trabalho de enfermeiros. A categoria luta por uma carga horária mais digna e salários mais justos, mas é o reconhecimento dos pacientes e familiares que trazem a maior alegria para o dia-a-dia do enfermeiro", afirma Analice Fernandes.

Segundo dados do Coren-SP, a Capital tem quase 130 mil enfermeiros, divididos em 37 especializações. No Estado de São Paulo são mais de 260 mil profissionais. No Brasil, segundo dados do Cofen, a enfermagem conta hoje com cerca de 725 mil profissionais.

afernandes@al.sp.gov.br

alesp