Superpopulação em áreas de mananciais é preocupação do Estado


08/03/2005 16:26

Compartilhar:


José Everaldo Vanzo, diretor de Tecnologia, Planejamento e Obras Especiais da Sabesp, compareceu à audiência pública da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, realizada nesta terça-feira, 8/3, atendendo à convocação de seu presidente, deputado Donisete Braga (PT).

Vanzo alertou os presentes para o crescimento desorganizado da população junto aos mananciais e afirmou que em 2020 um milhão de pessoas estarão vivendo ali. Além de prestar contas da atuação da Sabesp na coleta e no tratamento de esgotos no Estado e nas estações metropolitanas, o diretor apresentou um histórico positivo da atuação da empresa que atende 56% dos municípios paulistas.

Para Donisete Braga, o depoimento do diretor da Sabesp é importante, pois, "a partir daí, a Comissão estará traçando alternativas para qualificar o papel da empresa no Estado". Segundo o deputado, este é um procedimento comum, em que a empresa de economia mista é convidada a esclarecer seus programas desenvolvidos na região metropolitana.

A previsão de recuperação da flora e da fauna da Região Metropolitana é para daqui a 20 ou 30 anos, insistiu Vanzo. Segundo ele, uma das causas para essa demora, entre outras, a falta de cumprimento da legislação pelas indústrias. "Precisamos de um esforço de cidadania para se utilizar a capacidade de tratamento", afirmou, acrescentando que é importante a educação sanitária permanente.

Já o deputado Ricardo Trípoli (PSDB), membro da Comissão, ressaltou a importância do depoimento de Vanzo, apontando o esclarecimento dos parlamentares a respeito do projeto do Executivo, que tramita na Assembléia Legislativa, para definir a área de proteção e recuperação dos mananciais da bacia hidrográfica do Guarapiranga. Segundo o parlamentar, os esclarecimentos são essenciais até para "desfazer os nós" que emperram o saneamento no Estado, citando o exemplo do ABC, onde não está definida qual das duas esferas (estado ou município) deve se responsabilizar pelo custo do tratamento do esgoto. Trípoli se dispôs a atuar, junto aos deputados, para que esta situação seja esclarecida, em benefício de todos.

Também participou da reunião o deputado Nivaldo Santana (PCdoB).

alesp