Última audiência pública sobre o Orçamento 2010 acontece nesta terça-feira


28/08/2009 19:10

Compartilhar:


Comissão de Finanças e Orçamento volta à Assembleia para finalizar ciclo de consultas à população



Depois de percorrer mais de 20 mil km para cobrir todas as regiões do Estado, a Comissão de Finanças e Orçamento volta à Casa na próxima terça-feira, 1/9, com o mesmo espírito com que iniciou em Marília, no dia 15/6, a série de 21 audiências públicas que debatem o Orçamento de 2010: ouvir as demandas do povo e encaminhá-las, em forma de emendas, para que sejam votadas e, caso aprovadas, incluídas na peça orçamentária.

O projeto de lei orçamentária, ou seja, o Orçamento estadual é a matéria mais importante votada pelo Legislativo. É na lei orçamentária, encaminhada pelo governador à Assembleia Legislativa até o dia 30 de setembro de cada ano, que o Estado prevê quanto será arrecadado em tributos estaduais e repasses da União e como serão aplicados esses recursos, distribuindo-os em investimentos, obras, pagamento de dívidas, custeio de serviços públicos etc.



Redistribuição de valores



As emendas propostas não podem aumentar a dotação orçamentária, ou seja, o valor estimado de receita, mas podem indicar as necessidades regionais. Na prática, o que pode ser feito é a redistribuição dos valores, desde que o pagamento de dívidas, a folha de pagamento e o custeio de despesas sejam preservados.

Os valores do Orçamento têm de estar adequados à Lei de Diretrizes Orçamentárias, projeto também votado anualmente pelo Legislativo, e que estabelece ações e metas para políticas públicas e ao Plano Plurianual, que trata das políticas públicas, mediante a apresentação de programas, para quatro anos de governo. O Orçamento também tem que estar de acordo com Lei Federal 4.320/1964 e a Lei de Responsabilidade Fiscal. A primeira fixa normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos elaborados no país. Já a Lei de Responsabilidade Fiscal, em seu artigo 51, estabelece a necessidade da uniformização na execução orçamentária de todas as esferas de governo. Cabe aos deputados estaduais avaliar o projeto orçamentário e apresentar sugestões, por meio de emendas ao projeto, que destinem determinado recurso para um ou mais segmentos, sempre que possível, atendendo os interesses da população em cada região do Estado.­

São membros da Comissão de Finanças e Orçamento o deputado Mauro Bragato (PSDB), presidente, o deputado Edson Giriboni (PV), vice-presidente, e os deputados Adriano Diogo (PT), Bruno Covas (PSDB), Enio Tatto (PT), Estevam Galvão (DEM), Jonas Donizette (PSB), Vitor Sapienza (PPS) e Waldir Agnello (PTB).



Palácio 9 de Julho sediará a 21º audiência pública sobre o Orçamento 2010

alesp