Fundação Casa de Itaquera recebe visita técnica


19/03/2010 16:45

Compartilhar:


A pedido de conselheiros tutelares e entidades de defesa da criança e do adolescente, o deputado Donisete Braga (PT) fez nesta semana uma visita técnica às dependências da Fundação Casa de Itaquera, onde houve recentemente uma rebelião, com três adolescentes e sete funcionários levemente feridos após uma tentativa de fuga. A rebelião durou quase duas horas.

"Esse é um modelo que não recupera nossos jovens. Essa unidade mais se parece com uma penitenciária junior", relatou o parlamentar após a visita. Recebido pelos funcionários, o deputado teve oportunidade de visitar as principais dependências da unidade, que tem 120 adolescentes e, segundo ele, "um deficit de funcionários". Ele também conversou com os adolescentes e professores.

Para ele, o governo do Estado precisa avançar na oferta de vagas em unidades com até 40 jovens e com um modelo pedagógico direcionado à recuperação, um atendimento mais individualizado. Donisete Braga citou o modelo adotado pela cidade de São Carlos, com envolvimento de toda a sociedade e altos índices de recuperação.

A Fundação Casa atende hoje 15 mil adolescentes em todo o Estado, sendo 20% na capital. "Há um esforço para esconder dados, dificultar a fiscalização dos recursos aplicados " o orçamento anual da Fundação passa de R$ 600 milhões " e há uma propaganda sobre o fim das rebeliões, o que não condiz com a realidade. Em 2009, houve rebeliões em Jundiaí, houve fugas e rebeliões em Peruíbe, há indicações de fugas em Araçatuba, enfim, há sim rebeliões porque o modelo faliu" disse o deputado.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp