Hamilton recebe alunos de escola de Votorantim

(com foto)
15/05/2001 18:55

Compartilhar:


O 1.º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, deputado Hamilton Pereira (PT), recebeu na tarde desta terça-feira, 15/05, alunos do ensino médio e docentes do Colégio Carlos René Egg, de Votorantim, que vieram conhecer a sede do Parlamento estadual e tomar conhecimento das atividades desenvolvidas pelos deputados estaduais.

Hamilton Pereira, ao recepcionar os integrantes da escola em seu gabinete, fez um relato sobre o funcionamento da Casa, como é feito o encaminhamento dos pleitos populares, dos projetos de lei e seu papel como deputado e 1.º secretário, para depois explanar sobre temas que envolvem a área da educação.

Recordou sua luta e de outros integrantes do PT e das bancadas de oposição para ampliar a verba estadual destinada ao ensino público e pela ampliação do número de universidades públicas no Estado. "Minha intenção era transformar a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sorocaba, ligada ao Centro Paula Souza e à Unesp, num embrião para se criar uma universidade pública na região", explicou Hamilton, "mas o próprio governo do Estado inviabilizou essa iniciativa em 1998, ao enviar projeto a esta Casa querendo desvincular a Fatec do Centro Paula Souza, que resultaria na verdade em sua transformação numa faculdade privada".

Entre outras iniciativas na área da educação, o deputado citou sua lei de combate à violência nas escolas, que visa "transformá-las em espaços públicos de fato para toda a comunidade, com atividades de lazer, culturais, esportivas para todos, contando com a participação das associações de pais e mestres, grêmios estudantis e associações de moradores sugerindo atividades multidisciplinares", comentou.

A idéia do projeto surgiu da constatação de um estudo realizado por educadores que demonstrava que a violência às escolas era mais uma forma de protesto de pessoas excluídas do processo educacional (crianças e adolescentes fora da escola), que resultava mais em atos de vandalismo do que em furtos.

"Trazendo esse público para dentro da escola", afirma Hamilton Pereira, "como prevê o projeto de lei, você praticamente acaba com a violência, pois todos passam a se sentir responsáveis pelo espaço que ocupam. Mas o Executivo vetou parcialmente o projeto, antes de transformá-lo em lei. Agora estamos lutando para derrubar os vetos aqui na Assembléia".

O deputado citou ainda que esse projeto já está implementado em Santo André, município do Grande ABC paulista, e que já está em contato com Diadema e Guarulhos, que se mostraram interessados na iniciativa.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 3886-6952/6953)

alesp