Audiência pública discute condições de trabalho na lavoura de cana-de-açúcar


13/02/2006 18:07

Compartilhar:


O deputado Simão Pedro (PT) participa, nesta terça-feira, dia 14/2, às 9h30m, de audiência organizado pelo Ministério Público do Trabalho Federal, no campus da Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto para tratar do serviço manual na lavoura de cana-de-açucar. Foram convidados representantes da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (Feraesp) e das empresas do setor.

Simão Pedro (PT) está mobilizando a Assembléia Legislativa de São Paulo nas investigações e apuração das mortes dos trabalhadores rurais nos canaviais de São Paulo, cujos indícios apontam terem sido causadas por excesso de trabalho. Ele solicitou a realização de audiências públicas nas Comissões de Relações do Trabalho, de Direitos Humanos e de Agricultura e pediu ainda a participação da Comissão de Saúde. Em todas, as solicitações foram aprovadas. A Comissão de Direitos Humanos pretende fazer sua audiência na região de Ribeirão Preto. Segundo Élio Neves, presidente da Feraesp, a safra de cana emprega 300 mil trabalhadores rurais. Cerca de 40% são arregimentados nos estados do Nordeste, muitas vezes, por intermediadores, chamados de "gatos", que os contratam com a ilusão de bons salários. Em março, o parlamentar vai apresentar projeto de lei para melhorar as condições de trabalho dos canavieiros.

No dia 14/12, foi realizada audiência pública na Assembléia Legislativa de São Paulo para tratar das mortes que acontecem nos canaviais paulistas. Somente neste ano foram 13 vítimas. Os depoimentos de especialistas apontam que as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores deste setor beiram à escravidão.

spedro@al.sp.gov.br

alesp