Deputado apresenta projeto que cria Programa Estadual de Combate à Dengue


08/05/2002 11:16

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB), presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, apresentou projeto de lei criando o Programa Estadual de Combate à Dengue, por meio da formação de Agentes de Saneamento Domiciliar pela Secretaria de Estado de Recursos Hídricos e Secretaria da Saúde.

De acordo com o texto do projeto, serão treinados em todo o Estado 1920 Agentes de Saneamento Domiciliar, que terão como atribuição o desenvolvimento de ações de conscientização, prevenção e corretivas de situações epidêmicas junto à população, atuando em residências, promovendo a limpeza de reservatórios, auxiliando na identificação de vazamentos de água e de controle de vetores, preparando a população para atuar, por sua vez, como novo multiplicador.

Segundo Rodolfo, "a Sabesp e as companhias municipais de saneamento básico terão papel decisivo no sucesso dessa empreitada, uma vez que contam com pessoal capacitado para atuar no controle da transmissão da doença. A atuação dos multiplicadores em todos os municípios do Estado vai nos ajudar a debelar a dengue nos próximos anos".

O projeto prevê ainda a atuação do Senai - Serviço Nacional da Indústria - e de escolas técnicas estaduais no treinamento e capacitação dos agentes de saneamento domiciliar.

alesp