Turismo Ferroviário é analisado em palestra


07/05/2002 17:27

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O potencial do turismo ferroviário será abordado na palestra Turistrem - Turismo sobre Trilhos, que acontece nesta quarta-feira, 8/5, na Assembléia Legislativa do Estado. A palestra será dada pela presidente do Instituto Ferroviário para o Desenvolvimento do Turismo Sociocultural, Nilda Abdo Gorayb Flório, a partir das 10 horas, na Sala dos Quadros no 2º andar do Palácio 9 de Julho, em São Paulo. O evento é uma promoção da Frente Parlamentar Ferroviária, coordenada pelo deputado estadual Caldini Crespo (PFL).

O Projeto Turistrem pretende desenvolver o turismo ferroviário através da realização de eventos e viagens turísticas a partir da celebração de convênios entre o Instituto Ferroviário para o Desenvolvimento do Turismo Sociocultural e entidades ou órgãos públicos.

O Instituto Ferroviário para o Desenvolvimento do Turismo Sociocultural tem como finalidade a integração de conhecimentos e de recursos humanos, materiais e técnicos para o planejamento, organização e execução de ações voltadas à promoção do turismo ferroviário. O órgão também tem como objetivo a constituição e a manutenção de escola sindical, em parceria com sindicatos e associações de classe para a formação, qualificação e requalificação de trabalhadores para o exercício profissional na cadeia produtiva do turismo e de atividades econômicas e sociais complementares.

O deputado Crespo, coordenador da Frente Parlamentar Ferroviária, destaca que o objetivo principal da promoção dessa palestra da presidente do Instituto Ferroviário para o Desenvolvimento do Turismo Sociocultural é o de conhecer as autoridades que estão sendo convidadas e transmitir-lhes detalhes dessa nova proposta. "O potencial de desenvolvimento do turismo ferroviário é muito grande em todo o nosso Estado. O leito ferroviário existente entre Sorocaba e a Fazenda Ipanema, em Iperó, é um exemplo desse potencial turístico ainda inexplorado", destacou Crespo.

Para a palestra desta quarta-feira, foram convidados prefeitos, secretários de Estado das áreas da Cultura, Meio Ambiente, Turismo, Ciência e Tecnologia, Esportes e Lazer, Emprego e Relações do Trabalho, representantes da Floresta Nacional de Ipanema, além de sindicatos ligados ao setor.

alesp