Deputado pleiteia projeto habitacional para Bertioga


30/08/2005 12:56

Compartilhar:


O deputado Marcelo Bueno (PTB), o prefeito de Bertioga, Lairton Goulart, e o secretário de Estado da Habitação, Emanuel Fernandes, vão se reunir nesta quarta-feira, 31/8, na Secretaria de Estado da Habitação, para conversar sobre um projeto habitacional para o bairro Vicente de Carvalho II, daquele município. A audiência, agendada pelo deputado, contará, ainda, com a presença da secretária municipal de Habitação, Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Bertioga, Lucília Cerqueira Leite.

Segundo o parlamentar, Bertioga é, atualmente, o município da Baixada Santista que mais cresce e investe em habitação. "Por isso, acho essencial buscar, junto ao Governo de São Paulo, a viabilização de novos projetos. Neste caso, creio que seria a construção de moradias por meio do Pro-Lar, adequado à demanda beneficiada que possui renda média de 1 a 3 salários mínimos", afirma Marcelo Bueno.

A opção de começar por Vicente de Carvalho II deve-se à carência de habitacional naquele bairro, além daquele local ser área de preservação ambiental permanente. De acordo com dados da Prefeitura, 200 famílias que residem em área de manguezal, em situação extremamente precária e insalubre, poderiam ser beneficiadas.

Bueno acrescenta que "conforme dados da Secretaria Municipal de Habitação, essas pessoas deveriam ser removidas para uma área cuja desapropriação já vem sendo viabilizada pela Prefeitura. Trata-se de um local vizinho ao assentamento, para garantir o direito à moradia e recuperação ambiental da área atualmente ocupada irregularmente".

A cidade de Bertioga já conta com dois empreendimentos executados em parceria com a CDHU, totalizando 220 moradias. A construção de novas casas populares poderá ser agilizada em razão do protocolo de intenções assinado mês passado pelo prefeito na secretaria de Estado da Habitação, em convênio com o Governo do Estado. "O deputado poderá fazer gestões junto à CDHU para que a comunidade de Vicente de Carvalho II possa contar com esse projeto", afirma o prefeito.

mbueno@al.sp.gov.br

alesp