Da Tribuna


29/05/2009 18:50

Compartilhar:


Preconceito e descaso



Olimpio Gomes (PV) falou da mobilização dos servidores públicos na Praça da Sé nesta sexta-feira, 29/5, que, segundo ele, poderá desencadear uma greve geral por irresponsabilidade e inconsequência do governo de SP. De acordo com o deputado, o poder despótico do governador José Serra desconsidera a data base de 1º de março para revisão do salário dos servidores, e o serviço público e o atendimento à população podem ficar comprometidos com a ocorrência de uma greve geral. Segundo Gomes, a única justificativa para a desconsideração do governo é o preconceito com o servidor público e o descaso com a população. (NS)



Apagão e farra dos pedágios



Sobre a polêmica da distribuição de livros inadequados, Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que, nas denúncias anteriores, o governo havia anunciado a ocorrência de uma questão pontual mas, segundo ele, os sucessivos erros da Secretaria de Educação provam o contrário. O deputado também comentou a situação de "apagão" que a educação está sofrendo atualmente com a falta de funcionários nas escolas do Estado. Segundo ele, a Secretaria ainda não contratou novos funcionários e as escolas estão abandonadas. Giannazi falou ainda "farra dos pedágios" anunciados para as rodovias Régis Bittencourt e Fernão Dias, que receberão, cada uma, 8 novos pedágios. (NS)



Combate ao crime



Conte Lopes (PTB) destacou a importância de se apoiar o novo comandante da polícia militar e o novo secretário de Segurança Pública que, segundo ele, estão fazendo um bom trabalho, prendendo marginais e combatendo o crime. De acordo com o deputado, há uma facilidade cada vez maior para que os bandidos retornem às ruas e, segundo ele, enquanto isso acontecer, a população continuará insegura. Lopes comentou o caso Suzane Richthofen que, apesar de condenada a 42 anos de prisão, tentará obter liberdade provisória com 7 anos de cumrpimento da pena: "No Brasil, 42 anos valem apenas 7". (NS)



Cartilhas



Olímpio Gomes (PV) criticou a dsitribuição de livros didáticos contendo poesia com apologia ao crime, citações sobre o PCC e palavras de baixo calão na rede oficial ensino do Estado, destinados a alunos de 9 anos que cursam a terceira série. Para o parlamentar, o erro não se justifica, já que em episódio anterior foi distribuído livro de geografia, também pela Secretaria da Educação, em que mapa do continente sul americano apresentava dois Paraguais. Gomes informou que mesmo dando direito de resposta ao governo em seu programa na Rádio Trianon, continuará criticando a distribuição de livros inadequados e com erros graves. (BC)



Conspiração



Para o deputado José Augusto (PSDB) a ideia do governo estadual inovar comprando obras de autores diferentes dos que apenas fazem livros didáticos é válida. O parlamentar atribuiu à ação de terceiros, interessados em provocar escândalos, a compra de livros inadequados ou com erros aos alunos e pediu ao governador Serra que nomeie comissão para averiguar os fatos que, segundo ele, "foram plantados por inimigos políticos". José Augusto disse ainda que "quem agiu dessa forma, que baixe a bola, pois os culpados vão aparecer". (BC)

alesp