Indicação sugere transporte gratuito aos portadores de ostomia


03/11/2009 10:07

Compartilhar:


Portadores de ostomia poderão ter transporte coletivo gratuito. O deputado Fernando Capez (PSDB) encaminhou ao governador José Serra indicação sugerindo a concessão da gratuidade no transporte coletivo administrado pelo Estado ou por suas concessionárias aos portadores de ostomia.

Nos dias atuais, grande parte da população mundial convive com algum tipo de patologia ou deficiência. Em muitos casos, além da limitação de ordem física a que estão sujeitas, essas pessoas ainda sofrem discriminação. Com isso, constata-se em diversos casos o isolamento social. Quando realizado um trabalho de assistência com uma equipe multiprofissional competente e com iniciativas positivas por parte do Poder Público, a convivência social é facilitada, garantindo melhor qualidade de vida.

O parlamentar justifica que a Indicação encaminhada ao governador tem por objetivo facilitar a vida de pessoas portadoras de ostomia, pois, em muitos casos, há pacientes que não têm condições de arcar com o pagamento de passagens para se deslocarem até o posto de saúde. Capez destacou, também, que já existe, no âmbito do município de São Paulo, a gratuidade no transporte para os ostomizados (instituída pela Lei 14.988/2009). "Contribuir com a acessibilidade de pessoas portadoras de algum tipo de patologia ou deficiência é um dever de todos nós", afirmou o deputado.



fcapez@al.sp.gov.br

alesp