Funcionários do Banespa lotam galerias do plenário da Assembléia


24/10/2000 18:24

Compartilhar:


Os funcionários do Banespa estiveram mais uma vez, na tarde desta terça-feira, 24/10, lotando as galerias do plenário Juscelino Kubitscheck da Assembléia Legislativa. Eles reivindicam que seja votada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 4, que devolve o controle acionário do banco ao Estado.

Durante a sessão plenária, diversos deputados da oposição manifestaram apoio à PEC 4 e sua solidariedade aos banespianos. Uma voz contrária ao movimento dos funcionários foi a do deputado Roque Barbiere (PTB), citado em um folheto distribuído pelos funcionários do banco, juntamente com os deputados Edson Aparecido (PSDB) e Célia Leão (PSDB), como tendo votado contra a realização de plebiscito sobre a venda do banco na Comissão de Constituição e Justiça da Casa. De acordo com o deputado, seu voto, bem como os dos dois outros deputados citados, foi favorável "apenas com a ressalva de que deveriam ser atendidos os preceitos legais". Barbiere exigiu que o sindicato retire o que disse e afirmou que se isso não ocorrer irá obstruir o andamento da votação "de todas as formas possíveis".

O processo sobre o plebiscito foi aprovado na semana passada pela CCJ, com a sugestão para a apresentação de um Projeto de Decreto Legislativo propondo a realização da consulta à população. Caberá à Mesa Diretora da Casa a decisão sobre o envio do projeto ao Tribunal Regional Eleitoral, para que o órgão emita parecer em relação a exigências legais, antes de sua votação pelo plenário ou posteriormente.

alesp