Reunião discute contaminação da Rhodia e avalia Programa de Hepatites Virais


03/05/2002 18:32

Compartilhar:


Parlamentar estará na Secretária da Saúde acompanhada de integrantes do Movimento Metropolitano Contra o Lixo Tóxico da Rhodia (POPS) e do Grupo Esperança

DA ASSESSORIA

A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) reúne-se na segunda-feira, 6/5, com o secretário de Estado da Saúde, José da Silva Guedes, para tratar de dois assuntos de interesse da Baixada Santista: a contaminação química provocada pela Rhodia e a criação do Centro de Referência em Hepatites Virais no Hospital Público Guilherme Álvaro, único do Estado na região. A parlamentar estará acompanhada de integrantes do Movimento Metropolitano Contra o Lixo Tóxico da Rhodia (POPS) e do Grupo Esperança, organização não-governamental de apoio aos portadores de Hepatite C.

"São dois assuntos de interesse imediato da Baixada Santista que requerem o firme envolvimento do governo do Estado. Algumas soluções são inadiáveis", afirma Maria Lúcia, frisando que não pretende dar trégua na luta por medidas reparadoras da Rhodia e por um eficiente programa de combate à epidemia de Hepatite C. A doença, que atinge o fígado e pode evoluir para cirrose ou mesmo câncer, é uma das maiores preocupações das autoridades médicas mundiais neste início de século.

Os representantes do POPS, do qual a deputada Prandi faz parte, entregarão ao secretário uma cópia da Carta Metropolitana Pró-Medidas Reparadoras da Poluição Tóxica Gerada pela Rhodia. O documento, aprovado durante a audiência pública realizada no dia 5 de abril, na Câmara de São Vicente, exige da Rhodia imediatas providências para combater os danos causados ao meio ambiente e à saúde pública, em conseqüência do despejo irregular de toneladas de lixo tóxico na região metropolitana da Baixada Santista.

Segundo Prandi, levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a contaminação gerada pela multinacional francesa entre os oito casos mais graves de desastre ecológico do mundo. "O Governo do Estado tem que participar desse esforço conjunto para que a empresa não fuja de suas responsabilidades. O Poder Público tem que cobrar ações concretas. Uma das propostas que defendemos é a de que a Rhodia construa e mantenha um hospital na área continental de São Vicente", explica Maria Lúcia Prandi.

Por se tratar de um assunto de interesse público e por considerar que os cuidados com a saúde não podem esperar, a deputada também defende que o Estado faça um estudo para investigar os casos de contaminação entre os moradores de áreas próximas aos depósitos químicos da Rhodia. Nas discussões do Orçamento Estadual, Prandi apresentou emenda solicitando verba de R$ 500 mil para esta finalidade.

Hepatite C

A audiência com o secretário José da Silva Guedes também servirá para que a deputada Prandi reivindique maior rapidez na implementação do Programa Estadual de Hepatites Virais. Para a parlamentar, uma das prioridades é a implantação do Centro de Referências em Hepatites Virais no Hospital Guilherme Álvaro. "A cada semana, são diagnosticados de 10 a 12 novos casos da doença na Baixada Santista. A epidemia é real, assustadora, e requer rápidas ações do Poder Público. O Centro de Referência é essencial para enfrentá-la", afirma Prandi. No Orçamento Estadual, a deputada obteve verba de R$ 50 mil, específica para investimentos em Hepatite C no Hospital Guilherme Álvaro. "Sabemos que é necessário muito mais, mas foi o possível. Com base na demanda atual, o recurso cobre cinco anos do exame PCR, que indica a presença do vírus da Hepatite C no organismo", explica.

O presidente da ONG Grupo Esperança, Jeová Pessin Fragoso, colocará em pauta outros temas, entre eles a distribuição gratuita do Interferon Peguilado, que é o mais recente avanço no combate ao causador da Hepatite C. O pedido de audiência com o secretário havia sido uma deliberação do Grupo, em conjunto com a deputada Prandi.

alesp