Audiência pública debate telefonia móvel


03/10/2005 18:27

Compartilhar:


"O celular, que deveria ser um instrumento facilitador da vida moderna, é hoje, na verdade, umas das principais causas da dor de cabeça do consumidor", avalia o deputado Sebastião Arcanjo (PT). A defesa dos direitos desse consumidor será o tema de audiência pública convocada pela Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor. Para a reunião, que acontece nesta terça-feira, dia 4/10, às 14h30, no Auditório Franco Montoro, as empresas Claro, Tim, Vivo foram convocadas a prestar esclarecimentos sobre a qualidade dos serviços prestados. As operadoras são as atuais líderes de reclamações, segundo relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgado em janeiro.

De acordo com a lista divulgada pela agência, a empresa Brasil Telecom ocupa o primeiro lugar no ranking de reclamações. Já a Claro aparece em segundo. Em seguida, vêm as operadoras Vivo e Tim, que juntas ocupam a terceira colocação. Dentre as principais reclamações estão a falta de segurança do sistema (clonagem), descumprimento de oferta, cobranças indevidas, problemas não resolvidos, mau atendimento no call center e não-cumprimento de contrato.

A audiência pública atende à solicitação do deputado Sebastião Arcanjo (PT), o Tiãozinho. Para o deputado, ainda existe muita negligência por parte de algumas operadoras no cumprimento das garantias fundamentais para o consumidor.

Também foram convocados a participar da audiência os principais órgãos de defesa dos direitos do consumidor, como o Indec-Telecom, Proteste, a Comissão OAB, Idec e Procon.



tiaopt@al.sp.gov.br

alesp