Josué de Castro recebe homenagem na Assembléia Legislativa


13/10/2005 17:34

Compartilhar:


O médico e geógrafo Josué de Castro, autor dos clássicos "Geografia da Fome" e "Geopolítica da Fome", sobre as raízes da fome e da desigualdade social no país, será homenageado no dia 17 de outubro pela Assembléia Legislativa de São Paulo, em ato solene que contará com a presença de sua filha, Anna Maria de Castro, professora titular de Sociologia Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O evento também comemora a sanção, em 21 de setembro, da Lei 1204/05, de autoria do deputado Simão Pedro (PT), que institui o "Prêmio e a Semana Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição". No período de 17 a 21 de outubro estará acontecendo a exposição sobre a vida e obra de Josué de Castro, organizado pelo Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil. Na ocasião, os presentes poderão assistir a um vídeo documentário, dirigido por Tânia Quaresma, sobre as idéias, pensamento e ação do renomado geógrafo.

O prêmio Josué de Castro contempla as categorias de melhor pesquisa científica realizada por universidades ou instituições de pesquisa pública ou privada e o melhor programa ou projeto de política pública desenvolvido por órgãos públicos municipais ou estaduais. O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) designará a comissão organizadora e o júri de seleção.

Josué de Castro nasceu no Recife em 1908 e se formou em medicina pela Universidade do Brasil em 1929. Foi livre-docente de Fisiologia da Faculdade de Medicina do Recife e professor catedrático de Geografia Humana da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da capital Pernambucana. Presidiu o Conselho da Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU) entre 1952 e 1956; foi deputado federal entre 1954 e 1962; foi embaixador do Brasil na ONU, de 1962 a 1964, quando foi cassado pela ditadura militar. No exílio, escolheu a França para morar, onde criou o Centro Internacional de Desenvolvimento e voltou a lecionar Geografia Humana na Universidade de Paris, até a sua morte em 1973.

spedro@al.sp.gov.br

alesp