Acervo Histórico documenta cotidiano dos paulistas na República Velha


31/01/2005 19:10

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Commercio de Campinas.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Durante a chamada República Velha (1889-1930) a Assembléia Legislativa tinha o nome de Congresso Legislativo do Estado de São Paulo e era bicameral, ou seja, dividida em Câmara dos Deputados e Senado Estadual. Este último tinha entre suas atribuições o poder de anular as deliberações e atos das municipalidades. As resoluções do Senado Estadual eram tomadas a partir de provocação de qualquer pessoa ou instituição que se sentisse atingida por algum ato ou deliberação municipal. Suas resoluções revocatórias de leis municipais eram consideradas definitivas, não podendo as municipalidades ou o Poder Judiciário desconsiderá-las.

Além da documentação referente aos Recursos Municipais em si, surgem dentro dela outras informações sobre o cotidiano das cidades paulistas. No Recurso Municipal nº 10, de 1908, o cidadão Ulysses Lelot recorreu contra a Lei nº 121, de 1907, na qual se concedeu 50 contos de réis ao Bispado de Campinas. Na documentação que integrou seu recurso, Lelot anexou a edição de 3 de Agosto de 1907 do jornal Commercio de Campinas, do qual reproduzimos aqui um fragmento de sua terceira página, em que se podem ver vários anúncios mesclando uma peculiar linguagem e produtos e necessidades que em grande parte já pertencem ao nosso passado e outros tantos que ainda persistem.

Esta imagem faz parte um conjunto de centenas de milhares de documentos, cobrindo o período de 1819 a 1947 preservados na Divisão de Acervo Histórico e abertos à consulta pública.

Para melhor atender à crescente demanda de pesquisadores e interessados a partir de 1º de o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa de São Paulo terá novo horário de atendimento ao público: das 9 às 19 horas, de segundas às sextas-feiras.

alesp