Agricultura familiar pauta reunião na Secretaria de Justiça e de Defesa da Cidadania


16/03/2011 19:00

Compartilhar:


Em reunião com a secretária de Justiça e de Defesa da Cidadania, Eloísa Souza Arruda, a deputada Ana Perugini (PT) voltou a defender a agricultura familiar no Estado de São Paulo. A reunião, agendada pela bancada do Partido dos Trabalhadores, contou com a participação dos deputados Zico Prado, Simão Pedro e Adriano Diogo, do diretor executivo da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Marco Pilla, e do secretário adjunto da pasta, Luis Daniel Pereira Cintra.

A deputada ressaltou a importância da participação no Estado na transferência da posse de terras da União para o Itesp, com a finalidade de promover reforma agrária. Assentamentos consolidados em São Paulo, como, por exemplo, os dois localizados na cidade de Sumaré, são referências em agricultura familiar, mas ainda sofrem com a falta de apoio e, até mesmo, de investimento.

Perugini relatou a situação do abastecimento de água feito por meio de poços artesianos e que não atende a demanda. Ela salientou também a importância de o Estado atuar na estruturação dos assentamentos, ação que ultrapassa a questão da posse da terra.

A secretária afirmou que, entre todas as questões abordadas, as relativas às terras têm tomado grande parte da atenção. Arruda deve ir a Brasília na tentativa de recuperar convênio e resgatar ações de interesse da reforma agrária. Ela salientou a falta de recursos da pasta e, em decorrência disto, está solicitando das demais secretarias estaduais auxílio e investimentos para os assentamentos.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp