100 ANOS DE ESALQ - OPINIÃO

Roberto Morais*
01/06/2001 14:10

Compartilhar:


No dia 3 de junho de 1901, iniciavam-se as aulas daqueles que viriam a ser os primeiros alunos a serem formados pela Escola Prática São João da Montanha, instalada na área da antiga fazenda São João da Montanha que havia sido doada por Luiz de Queiroz para que fosse utilizada na formação de profissionais, pesquisa e desenvolvimento agrícola.

Hoje, com mais de 1.200 alunos em 28 cursos de graduação e pós, incorporada à Universidade de São Paulo (USP) e conhecida pelo nome Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz, a Esalq desponta como a mais importante instituição de pesquisa e ensino agrícola do país, sustentada pelo potencial do intelecto de seu corpo docente e dos profissionais que nela se formaram.

Acima da excelente formação de seus alunos e capacitação de professores, estão os serviços que a Esalq presta à sociedade, como orientações técnicas para manejo de horticulturas, manejo de rebanhos, análise de água, assistência a avicultores e desenvolvimento das técnicas de cultivo da cana-de-açúcar, fundamental para nossa região que possui grande atividade sucroalcooleira.

Além desses aspectos, também é inegável a dívida de gratidão que Piracicaba possui para com a escola por ter levado tão longe o nome e o merecido reconhecimento de nossa cidade, tornando o povo piracicabano reconhecido por todo o Brasil e o município, uma referência no meio científico.

O claro reconhecimento disso é demonstrado pela transferência da sede do governo do Estado de São Paulo para Piracicaba, estabelecendo-se no campus da Esalq durante os dias 3 e 4 de junho, cujo fato semelhante ocorreu apenas na comemoração dos 500 anos do Brasil, quando a sede do governo fora transferida para São Vicente.

Da mesma forma que o Executivo, o Poder Legislativo paulista renderá homenagens no Palácio 9 de Julho no próximo dia 8 através de uma sessão solene, como prova inequívoca da importância desta instituição para o Estado.

Tal fato é observado como um importante retorno de Piracicaba ao cenário político estadual, atraindo a atenção do Executivo para a marcante presença e potencial de desenvolvimento do município para nosso Estado.

Neste dia 3 de junho, portanto, a Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz está em festa, comemorando seu centésimo aniversário juntamente com todos nós piracicabanos por todo o orgulho que nos desperta.

Parabéns Esalq!!

* Roberto Morais é deputado estadual pelo PPS e 3º Secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de São Paulo

alesp