CONTRA A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS - OPINIÃO

Afanasio Jazadji*
22/05/2002 16:15

Compartilhar:


O governo do Estado finalmente decidiu tomar providências concretas para combater os casos de violência contra alunos, professores e diretores em escolas públicas.

Segundo o governador Geraldo Alckmin, estão sendo investidos 98 milhões de reais no Plano de Segurança nas Escolas. As medidas, porém, atingem apenas pouco mais da metade das cerca de 6 mil escolas da rede estadual... Além disso, as verbas destinadas para a instalação de câmeras e alarmes pode ser insuficiente. Está prevista a compra de 471 carros destinados apenas para a ronda escolar e haverá 860 policiais exclusivamente dedicados a esse trabalho, garante o governador.

Cada escola, de acordo com o plano, terá um ou dois policiais fixos. Aquelas que apresentam menos problemas receberão a visita dos policiais apenas nos horários considerados críticos. O governador Alckmin também anunciou a contratação de 2 mil vigias em caráter de emergência por um ano... Outra medida prometida é a indicação de policiais para ocupar a função de zelador em 997 escolas.

Essas providências do governo do Estado surgem na gestão de Alckmin como uma tentativa de corrigir erros cometidos nos tempos de Mário Covas e seus assessores.

Convém lembrar, por exemplo, que logo ao assumir o cargo, em janeiro de 1995, Covas demitiu os vigilantes das escolas. Além disso, a ex-secretária da Educação, Rose Neubauer, impedia que alunos fossem revistados. Agora, com o secretário Gabriel Chalita, passa a ser permitido revistar alunos para evitar a entrada de armas nas escolas. Com essa ação preventiva, numerosos casos de violência já teriam sido evitados.

*Afanasio Jazadji é advogado, jornalista, radialista e deputado estadual pelo PFL.

alesp