Assembléia vai homenagear Embrapa Pecuária Sudeste


13/09/2005 17:59

Compartilhar:


Os 30 anos da Embrapa Pecuária Sudeste, um dos mais importantes centros de pesquisa agropecuária do país, serão homenageados em Sessão Solene na próxima segunda-feira, 19/9, às 20h, no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa. A homenagem à empresa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi solicitada pelos deputados Ítalo Cardoso, Beth Sahão (PT) e Edson Gomes (PFL).

Localizada na Fazenda Canchim, em São Carlos, a empresa oferece aos pecuaristas e a outros segmentos das cadeias produtivas da pecuária de leite e de corte dezenas de tecnologias, nos mais diversos setores, em especial aquelas voltadas para a produção intensiva, possibilitando uma pecuária competitiva. Atualmente, a Embrapa Agropecuária Sudeste tem 125 funcionários, entre eles pesquisadores e técnicos que realizam mais de 50 trabalhos de pesquisa em seus oito laboratórios.

Para o deputado Ítalo Cardoso, um dos organizadores da homenagem, a Embrapa presta grande contribuição social ao Brasil, pois enriquece e fortalece a área rural, beneficiando toda a população brasileira. "São 30 anos de trabalho e competência, que fizeram da empresa um centro de excelência em pesquisa agropecuária", afirmou o parlamentar.

A empresa atua nos mais diversos segmentos relativos à produção de leite e de carne, como melhoramento genético de bovinos e de forrageiras, utilização de técnicas de biologia molecular no melhoramento animal, produção leiteira em pequenas propriedades familiares, nutrição animal, redução de impactos ambientais relacionados à atividade pecuária, alternativas para alimentação de bovinos na época de seca, sementes de forrageiras, irrigação de pastagens, manejo animal, manejo de forrageiras, sanidade animal e qualidade da carne.

A Embrapa dispõe de tecnologias para todos os perfis de produtores, desde sistemas complexos, que exigem investimento de milhões de reais, a soluções simples e de baixo custo, todas já testadas com sucesso por pequenas propriedades em municípios de diversos estados. A empresa também mantém intercâmbio científico e tecnológico com diversos países. "A Embrapa Sudeste representa a pujança da agropecuária brasileira. A homenagem é mais que justa", destacou Cardoso.



italopt@uol.com.br

alesp