Inscrições para o curso Literatura e Política encerram nesta sexta-feira


13/08/2009 20:17

Compartilhar:


Nesta sexta-feira, 14/8, serão encerradas as inscrições para o curso Literatura e Política, que terá início na próxima terça-feira, 18/8. O curso, que está sendo oferecido pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), e será ministrado na sala de aula do ILP pela professora Mariana Estevam. As aulas serão às terças, quartas e quintas-feiras, e o encerramento está previsto para o dia 27/8. O curso, aberto ao público em geral, não tem pré-requisito para inscrição, porém espera-se que os interessados tenham formação mínima correspondente ao ensino médio.

O curso " em que serão discutidas as relações entre expressão literária, demandas sociais e políticas vigentes ", tem entre seus objetivos: reunir alguns recursos essenciais na área da Literatura e Política e mostrar sistematicamente as principais convergências e a trajetória de ambas perante as demandas sociais, principalmente nos tempos modernos e na literatura brasileira; dedicar um estudo informativo da herança criadora dos escritores mais significativos das várias etapas da história do desenvolvimento da literatura ocidental, cujas obras têm importância universal na cultura da Humanidade. Além disso, a professora Mariana ressalta que espera que ao final do curso cada participante possa ter uma visão de conjunto da literatura brasileira e da política vigente em cada período histórico e integrar a literatura brasileira a sua cultura pessoal, estimulando a sua aptidão crítica.

A caracterização dos conceitos de política e literatura, segundo alguns pensadores ou críticos, a noção das particularidades do caráter e aspectos políticos da literatura, e a caracterização das especificidades estilísticas dos diversos períodos fazem parte do programa do curso, além de um breve estudo a respeito do roteiro da produção, com os respectivos nomes convencionais, da Literatura de Informação aos dias atuais.

O ILP destaca que as inscrições devem ser feitas apenas através da sua página na internet, que pode ser acessada a partir do Portal da Assembleia (www.al.sp.gov.br), clicando no tópico do Instituto do Legislativo (que se encontra do lado direito da página). Depois, basta entrar em Agenda de Cursos e Eventos. E lembra ainda que a pré-inscrição feita através do site não garante a imediata matrícula no curso, devido ao limitado número de vagas e que os candidatos deverão consultar a lista de matriculados também na página do ILP na internet a partir das 20 horas desta sexta-feira, 14/08, último dia para as inscrições. Outras informações a respeito deste e outros cursos também podem ser obtidas no mesmo local. MF

alesp