Deputados eleitos em outubro/2010


07/12/2010 20:18

Compartilhar:


Rita Passos



Reeleita com quase 155 mil votos, Rita Passos cumprirá novamente mais um mandato na Assembleia Legislativa pelo Partido Verde.

Natural de Indaiatuba, casada, pedagoga e empresária no ramo de franquias, Rita iniciou na vida pública quando presidiu o Fundo Social de Solidariedade de Itu, cidade onde reside há quase 24 anos. Sua gestão inovou o conceito de solidariedade, introduzindo duas orientações básicas: assistir as pessoas carentes capacitando-as para o mercado de trabalho e a construção para a empregabilidade da população.

Em 2006, foi convidada pelo seu partido a se candidatar deputada estadual, sendo eleita com quase 80 mil votos e assumindo a liderança da bancada do PV na Assembleia Legislativa. No primeiro ano de mandato, Rita foi autora de projeto de lei que deu origem à Política Estadual de Educação Ambiental, referência para o Brasil e outros países e da lei que criou o Dia Estadual do Plantio de Mudas de Árvores Nativas, entre outras.

De 2009 a 2010, a parlamentar foi secretária Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. No período, trabalhou para ampliar a política de assistência e desenvolvimento social no Estado de São Paulo e criou o "Quero Vida", programa de atendimento a idosos semidependentes, presente em 42 municípios do Estado e o "Complementando Renda Cidadã", que são cursos de qualificação profissional gratuitos aos atendidos pelo programa "Renda Cidadã".

O Estado, segundo Rita, precisa se preparar para o aumento da população de idosos. "Estudos comprovam que nos próximos anos teremos mais idosos do que nos dias de hoje, para isso é necessário que se tenha políticas públicas para essas pessoas envelhecerem com dignidade e qualidade de vida. Enquanto Secretária de Estado idealizei o "Quero Vida" em São Paulo, neste meu mandato pretendo dar continuidade nas ações que beneficie essa população de idosos, população que um dia todos nós faremos parte dela".

Ainda enquanto secretária, a deputada firmou parceria com o SENAC para oferta de cursos gratuitos de qualificação para o trabalho, aos atendidos pelo programa "Ação Jovem", e percorreu as 26 regiões do Estado para divulgar a possibilidade de entidades sociais se beneficiarem com a Nota Fiscal Paulista.

alesp