Governo adia decisão sobre cobrança de tarifa no corredor ABC


15/02/2012 11:16

Compartilhar:


Deputados do PT conseguiram adiar a decisão do governo do Estado de acabar com a integração gratuita entre os ônibus municipais e os da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que trafegam no corredor ABC, que liga os bairros de São Mateus, na zona leste, e Jabaquara, na zona sul. Mais de 60 mil pessoas usam o sistema diariamente.

"Vamos retomar as negociações no próximo dia 27. O fim da gratuidade prejudica os usuários do transporte público", disse o deputado Donisete Braga (PT), após reunião na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano. A integração gratuita é feita há 20 anos.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes disse haver um desequilíbrio nas contas, sendo necessária a cobrança. "O que pode ocorrer é que haja a cobrança adicional de quem vem da EMTU e se mantenha a gratuidade na linha municipal de Diadema", disse.

O prefeito de Diadema, Mário Reali acompanhou a comissão de deputados à audiência e considerou sensata a postergação da cobrança. "Precisamos saber o real valor de custeio da operação", avalia ele. A integração passaria a custar R$ 1 a ida e R$ 1 a volta aos usuários do sistema.

Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, o presidente da EMTU, Sérgio Avelleda, e os deputados Ana do Carmo, Carlos Grana, Gerson Bittencourt e José Zico Prado, do PT. (mlf)



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp