Opinião - PT, o partido das oportunidades

A população brasileira, cansada de denúncias de corrupção, voltou-se para a nova proposta que Lula representava
15/02/2012 19:07

Compartilhar:


Falar da trajetória do Partido dos Trabalhadores no Brasil, para mim, é motivo de muito orgulho. Os avanços conquistados ao longo destes 32 anos de fundação do partido representam muito mais que números, mas um avanço social e econômico para o país.

Nascemos em pleno período da repressão do regime militar, com a coragem e a força dos trabalhadores e a participação da organização sindical. Fundamos o partido em 10 de fevereiro de 1980 em São Paulo. Focado nos interesses dos trabalhadores, o partido foi moldando-se para desenvolver estratégias que alavancassem sua participação no poder.

Foram muitas os desbravamentos na política nos anos 1980, e esses vieram gradativamente, pois havia na sociedade um certo receio ao "novo" que representávamos. Embora tímida, nossa participação foi crescente em posições institucionais do Brasil e parlamentos. Em seguida, nos engajamos na luta pelas Diretas Já e pelo impeachment de Fernando Collor. A população brasileira, cansada de denúncias de corrupção, voltou-se para a nova proposta que Lula representava e apostou num novo Brasil.

Nosso partido provou sua competência quando participou da evolução econômica do país, que saltou da 12ª posição na economia mundial, para a 5ª posição. O PT acreditou que é possível melhorar a qualidade de vida dos pobres, tirando milhões de brasileiros da miséria. Provou que era sim, possível, um trabalhador que produz bens de consumo, ter acesso à eles, inserindo o pobre na agenda nacional. O PT mostrou ser o partido das oportunidades, em que um metalúrgico torna-se um dia presidente do Brasil.

Com este mesmo enfoque temos a evolução das mulheres no cenário político, culminando na nossa presidenta Dilma Rousseff, que hoje comanda o país com muita competência e firmeza.

Dessa forma, com coragem, determinação e muita luta, temos mostrado que nosso partido está construindo um país cada vez melhor, mais justo e digno para todos os brasileiros.



*Isac Reis é deputado estadual pelo PT.

alesp