Violência nas escolas é tema de reunião entre deputado e especialistas


07/12/2001 18:20

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Vanderlei Siraque (PT), membro da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, reúne-se nesta segunda-feira, 10/11, às 8h, no Restaurante dos Deputados da Assembléia Legislativa, com especialistas ligados às áreas de violência, educação, juventude e segurança pública, para discutir as causas da violência nas escolas e apresentar propostas que podem inibir o crescimento do problema.

Confirmaram presença ao encontro o professor Eduardo Brito, do Núcleo de Violência da Universidade de São Paulo (USP); o promotor público da Infância e da Juventude de São Paulo, Eduardo Dias; a professora Isaura, do Núcleo de Violência da Pontifícia Universidade Católica (PUC); Rosier Batista Custódio, do Instituto Latino Americano para a Prevensão do Delito e Tratamento do Delinqüente (ILANUD); Luiz Carlos Magno, da Divisão de Investigações sobre Entorpecentes da Polícia Civil (DIPE); Marilia Mestriner, Simone de Marco Minucci e Andréa Ruiz de Meira Barros, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo (IMESP); e o médico José Ricardo Melo Brandão, pediatra que desenvolveu trabalhos com adolescentes em liberdade assistida.

Comissão Especial

Vanderlei Siraque apresentou na Assembléia Legislativa projeto que cria uma comissão especial para estudar, avaliar e propor ações de combate à violência nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Além de parlamentares, poderão fazer parte dessa comissão técnicos, representantes de entidades e estudiosos do assunto.

Pesquisa realizada no ano passado pelo Sindicato de Dirigentes de Escola do Magistério Oficial do Estado de São Paulo (Udemo) demonstrou a presença da violência nas escolas. Foram estudados 496 estabelecimentos, representando diversas regiões do Estado. Desse total, 402 (81%) sofreram algum tipo de violência durante o ano 2000, sendo que, em 4% dessas escolas, houve homicídio de alunos.

Segundo a pesquisa, o tráfico e o consumo de drogas, dentro e fora da escola, aumentou em relação a 1999 e aparecem em 24% dos estabelecimentos. Foi constatado também que em 27% das escolas pesquisadas, alunos portavam ou consumiam bebidas alcoólicas durante as aulas.

alesp