Secretário de Transportes Metropolitanos confirma audiência para discutir VLT em Santos

Será entregue dossiê sobre importância do sistema para o futuro da Baixada Santista
13/12/2001 18:05

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernando Ribeiro Fernandes, confirmou para a próxima terça-feira, 18/12, audiência para discutir a implantação do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista. A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) solicitou o encontro, em caráter de urgência, na última terça-feira, 11/12, logo após o secretário ter se manifestado contra o VLT na região.

"Será o momento de reiterarmos a importância do VLT para o futuro da região. Esta união das lideranças políticas é fundamental para que alcancemos a vitória e o novo sistema de transporte finalmente se transforme em realidade", enfatiza Prandi, defensora do transporte ferroviário de passageiros na região. Desde sua gestão como presidente da Câmara de Santos (93/94), a parlamentar denuncia a dilapidação da malha ferroviária regional e defende sua recuperação e ampliação como melhor alternativa para o transporte de massa na Baixada.

"Ao longo desses anos, já conseguimos barrar uma vez a intenção de implantar um corredor expresso de ônibus no lugar da linha férrea, com o apoio de 10 mil pessoas, expresso em abaixo-assinado. Se for preciso, faremos tudo novamente. Não vamos aceitar a traição do governo estadual explicitada por uma nova tentativa de engavetar o VLT", afirma Maria Lúcia.

Para a deputada, não há justificativa para essa súbita mudança de rumos por parte do governo estadual. "Quando todos esperávamos o anúncio do início das obras do VLT, o secretário Jurandir volta a defender o corredor de ônibus. Tenho convicção que iremos convence-lo sobre a importância do VLT para nossa região", aponta Prandi, destacando que entregará um documento ao secretário no qual se comprova que o sistema é essencial para o desenvolvimento e a integração regional.

A parlamentar compara a importância do VLT para a Baixada ao papel do metrô nas metrópoles. "Certamente, quando o metrô começou a ser implantando, a demanda não chegava nem perto do volume transportado atualmente. Entretanto, o tempo mostrou que o metrô é imprescindível nas cidades onde existe. Tenho convicção que o tempo também irá mostrar o quão fundamental é o VLT para nossa região", conclui Prandi, que apresentou emenda ao orçamento estadual para 2002, defendendo a reserva de R$ 100 milhões para implantação do sistema.

alesp