Teóloga elogia projeto sobre ensino religioso na rede pública


21/06/2004 14:07

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A teóloga Sylvia Maura de Souza, secretária do Conselho de Ensino Religioso do Estado, elogiou o projeto da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) que institui o ensino religioso nas escolas da rede pública estadual. Ela disse ao programa "Questão de Ordem", da TV Assembléia, que vai ao nesta terça-feira (22), às 21h, pelo canal 6 da Net, que a proposta combate o preconceito contra a religião.

Para a teóloga, a deputada "foi feliz ao determinar a inclusão da disciplina como atividade extracurricular e facultativa, respeitando-se e adaptando-se o teor da matéria às diferentes crenças religiosas". Sylvia Maura afirma que, desta forma, o texto fortalece o disposto no artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, onde esse tipo de ensino já aparece, mas de forma tímida.

A garantia de que haverá um respeito a todas as religiões está na composição de um grupo de estudos formado por professores, pedagogos, estudiosos e representantes de diversas religiões para a elaboração de um manual de ação. A missão do grupo será assegurar o respeito também à diversidade cultural e estabelecer uma proposta pedagógico-administrativa adequada.

Também entrevistada pelo programa, a deputada diz que o objetivo da proposta é aproveitar a escola para dar um complemento aos ensinamentos da família. A parlamentar afirma que quer dar conhecimento aos estudantes de princípios e valores fundamentais, como o enaltecimento do ser humano, o respeito à vida, a convivência fraterna, a democracia e a integridade.

O projeto foi incluído entre as prioridades da bancada tucana na Assembléia para a votação. A decisão foi tomada em uma reunião de lideranças há uma semana. Isto significa que a proposta pode entrar em pauta para votação pelo plenário ainda neste semestre. Caso isto ocorra e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancione o texto até o final do ano, ele poderá entrar em vigor em 2005.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp