Governo pode começar construção de hospital regional no Vale do Paraíba


14/05/2002 17:57

Compartilhar:


Universidade Pública é outra luta do deputado Salvador Khuriyeh, mas que o Executivo não vê como prioridade

DA ASSESSORIA

Em recente entrevista à imprensa vale-paraibana, o governador Geraldo Alckmin reconheceu a importância de se dar maior atenção à saúde no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Citou nominalmente a construção de um hospital regional, uma iniciativa já tomada pelo deputado estadual Salvador Khuriyeh (PSB), que conseguiu aprovar na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo uma emenda ao Orçamento de 2002 para essa finalidade.

A emenda de Khuriyeh tem por objetivo suprir a crônica deficiência no setor e a grande demanda da população por atendimento de melhor qualidade na saúde. Só para o hospital regional, a emenda do deputado estadual Salvador Khuriyeh prevê R$ 1,5 milhão, tendo sido aprovada pela Assembléia Legislativa e aguardando apenas a decisão política por parte do Executivo para implementá-la.

Nessa mesma entrevista, segundo informações do parlamentar, o atual governador afirmou que a criação do hospital regional será uma medida a ser tomada no ano que vem. Salvador Khuriyeh, como tem dito em diversas oportunidades, está disposto a reverter o desejo do Executivo de postergar a implantação do hospital regional e manter a luta por sua criação o mais rápido possível.

Universidade Pública

Na mesma ocasião da entrevista à mídia regional, ainda segundo Khuriyeh, o atual governador afirmou não ser prioritária a construção de uma Universidade Pública no Vale do Paraíba, pois considera que abrir mais vagas nas universidades existentes é suficiente.

Salvador Khuriyeh, que tem um projeto de lei tramitando na Assembléia Legislativa sobre o assunto, não concorda e está no Legislativo paulista levantando a bandeira da Universidade Pública no Vale do Paraíba. O deputado do PSB considera ser prioridade máxima atender ao grande número de estudantes carentes na região que, não tendo como competir com alunos que puderam pagar por uma educação melhor, e não podendo pagar as mensalidades das universidades particulares, ficam alijados da chance de obter uma vaga no ensino superior.

A Universidade Pública, pelo projeto de lei de Salvador Khuriyeh, terá sua sede em Pindamonhangaba, e englobará também os campos da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) de São José dos Campos e Guaratinguetá e a Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil).

alesp