Assembléia vai homenagear Orgulho GLBTT


19/05/2005 18:40

Compartilhar:


"Quem exclui, planta discriminação, preconceito, violência e ódio. Quem inclui, semeia e colhe respeito, paz, amor e dignidade!", diz o comunicado do deputado Ítalo Cardoso (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de São Paulo e coordenador da Frente Parlamentar Estadual pela Livre Expressão Sexual, que anuncia a realização nesta sexta-feira, 20/5, às 20h, de sessão solene em homenagem ao Orgulho GLBTT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais).

O evento acontecerá no Plenário Juscelino Kubitschek da Assembléia Legislativa, na av. Pedro Álvares Cabral 201, Ibirapuera, São Paulo.

Serão prestadas homenagens a Marisa Fernandes, do Coletivo de Feministas Lésbicas do Brasil " militante com uma trajetória na luta pela igualdade, justiça social e combate a todas as formas de discriminação e preconceito ", e a Regina Stela Moreira Pires (in memorian), que foi assessora técnica legislativa e procuradora da Assembléia Legislativa/SP.

Precursora do movimento feminista no Brasil, Regina Stela Moreira Pires presidiu vários congressos, seminários e encontros de mulheres, tendo militado em entidades como o Centro da Mulher Brasileira, Brasil Mulher, CIM/Centro de Informação Mulher, Comitê Brasileiro de Anistia. Fundadora do PT, Regina faleceu, em 2003, aos 59 anos. À época, era presidente de honra da Associação de Mulheres que Amam Mulheres (AMAM), entidade homossexual que luta pela visibilidade da mulher lésbica.

Temas

A exemplo do ano passado, quando foi realizada a primeira homenagem à população GLBTT na Assembléia, farão uso da palavra representantes de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, que deverão abordar em suas intervenções questões como a parceria civil registrada, tema da Parada do Orgulho GLBTT deste ano; a violência policial; as religiões e a população GLBTT; jovens e idosos homossexuais; e a população GLBTT e os poderes públicos.

Os temas da sessão serão abordados por Joana D´Arc Costa Romero, presidente do Grupo Rosa Vermelha, de Ribeirão Preto, 49 anos, mãe de 4 filhos, que representa a luta da mãe lésbica pela guarda dos filhos; Suzy Cristel, travesti que coordena o núcleo de travestis e transexuais pela cidadania do Grupo Identidade de Campinas; integrante do Conseg daquele município; Bárbara de Oyá, transexual, militante do Grupo CORSA; Regina Fachini, antropóloga, pesquisadora e escritora, coordenadora do Espaço B - Discussão sobre a bissexualidade na Associação da Parada do Orgulho GLBTT/SP; e Beto de Jesus, educador, secretário da ILTGA para América Latina e Caribe; e diretor da ABGLT para a Região Sudeste, membro do Instituto Edson Néris, ex-presidente da Associação Parada do Orgulho GLBTT.

A Frente Parlamentar Estadual pela Livre Expressão Sexual é integrada pelos deputados Ítalo Cardoso, coordenador, Ana Martins e Nivaldo Santana (PC do B), Beth Sahão, José Zico Prado, Maria Lúcia Prandi, Mário Reali, Renato Simões, Roberto Felício, Sebastião Almeida, Sebastião Arcanjo e Simão Pedro (todos do PT). Também assinou o manifesto de apoio à Frente o então deputado estadual e hoje prefeito da cidade de Suzano, Marcelo Cândido, do PT.

Parcerias

A Frente tem como parceiras as seguintes entidades: AMAM/Associação de Mulheres que Amam Mulheres; Coletivo Lésbico-Feminista do Brasil; Grupo Minas de Cor; Grupo Corsa, Grupo Identidade - Ação pela Cidadania Homossexual/Campinas, Associação Parada do Orgulho GLBT/SP; Comissão de Defesa e Integração da Homossexualidade na Cultura Afro-brasileira, Comunidade Oyá e Ogum; SINDALESP; APEOESP; Núcleo GLBTT/PT; Grupo Umas e Outras; Grupo Prisma/DCE USP; Grupo GLBT Ser Humano; Instituto Edson Néris; Secretaria de Direitos Humanos da OAB/SP; Promotoria Especial dos Direitos Humanos do Ministério Público; Grupos E-jovem e E-Sampa; Coordenadoria de Transgêneros da Parada do Orgulho GLBT; Coordenadoria de Lésbicas da Parada do Orgulho GLBT; Defensoria Homossexual; União de Mulheres SP e Promotoras Legais Populares; Comissão de Direitos Humanos da ALESP; CUT Nacional e CUT SP; GAPA/SP; Centro de Justiça Global; Fala Preta, Organização de Mulheres Negras; Grupo Diversidade; Movimento de Lésbicas de Campinas/MO.LE.CA.; Sindicato dos Artistas SP; Coletivo Municipal de Mulheres GLBT-PT-SP.



icardoso@al.sp.gov.br

alesp