CPI dos combustíveis intensifica investigações no mercado de combustíveis


30/05/2001 15:25

Compartilhar:


A Comissão Parlamentar de Inquérito, instalada no início de março na Assembléia Legislativa, para apurar irregularidades no mercado de combustíveis acelerará as investigações. A afirmação é do relator da CPI, deputado estadual Arnaldo Jardim (PPS).

De acordo com Jardim, a CPI convocará diversas distribuidoras para apertar o cerco nas apurações. São elas: Shell; Texaco; Exxel; Mundial; Terra; Macon; Pollus; Arnopetro; Jomap e Master.

Na terça-feira, 29/5, a CPI dos Combustíveis recebeu o presidente da comissão de assuntos técnicos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Marco Antônio Saltini. Na ocasião, Saltini declarou que os veículos nacionais saem das fábricas preparados para "agüentar" até 26% de álcool na gasolina. No entanto, a tolerância permitida desta mistura no Brasil é de 22% de álcool na gasolina, o que insinua que o mercado pode não estar respeitando este limite. "Por isso, o consumidor deve tomar cuidado ao abastecer", afirmou.

Para Arnaldo Jardim, os resultados da CPI começarão a aparecer com a aceleração dos trabalhos. "Precisamos moralizar e disciplinar o mercado de combustíveis no Estado, para a população não ser penalizada com a deterioração dos motores de seus carros", concluiu.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Arnaldo Jardim - 3886-6834/6838)

alesp