Projeto de Petterson Prado cria o Certificado de Responsabilidade Social para empresas


08/06/2001 15:38

Compartilhar:


O deputado estadual Petterson Prado (PPS) apresentou à Assembléia Legislativa, no início de junho, projeto de resolução que prevê a criação do Certificado de Responsabilidade Social para empresas estabelecidas no Estado.

"Retirar da retórica o discurso sobre o papel social das empresas é o principal objetivo do meu projeto", disse o deputado. O projeto propõe a apresentação, pelas empresas, de um Balanço Social, a ser entregue anualmente à Assembléia Legislativa, com o objetivo de identificar o perfil da atuação social dos empreendedores, a qualidade de suas relações com os funcionários, o cumprimento de cláusulas sociais, a participação dos empregados nos resultados econômicos e as possibilidades de desenvolvimento pessoal, entre outros itens.

A intenção da proposta é, de acordo com Petterson, estimular os empresários a aumentarem os investimentos nas áreas voltadas ao social. Pelo projeto, as empresas que apresentarem o Balanço Social terão seus nomes divulgados pelo legislativo estadual e receberão o Certificado de Responsabilidade Social. Além disso, os projetos de destaque destas empresas serão premiados com o Troféu Responsabilidade Social - Destaque.

Os critérios para a escolha das melhores empresas envolvem desde números da folha de pagamento e condições de trabalho até o oferecimento de benefícios aos funcionários. "A idéia de um Balanço Social surgiu de uma experiência francesa que já tem vinte anos e que, no Brasil, foi divulgada pelo sociólogo Herbert de Souza, o nosso saudoso Betinho", explica Petterson. "Na França, o instrumento é obrigatório em todas as empresas que têm mais de 750 empregados", justifica.

Petterson lembra que iniciativa semelhante já foi implantada com bastante sucesso no Rio Grande do Sul, tendo servido para incrementar a atuação de centenas de empresas em programas sociais e comunitários. "É evidente que, aqui em São Paulo, a idéia também pode dar certo", avalia Petterson.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Petterson Prado - 3886-6534)

alesp