Meio ambiente tem que ser assunto diário

OPINIÃO - Giba Marson*
04/06/2004 19:34

Compartilhar:


Em todo o país, diversos eventos marcaram o Dia Mundial de Meio Ambiente. Foram festas, seminários, caminhadas, comemorações em geral, sobretudo em parques, escolas, ONGs e sociedades amigos de bairro, com distribuição de mudas de plantas e folhetos educativos para levar à sociedade conceitos de preservação e proteção ambiental.

A mídia também fez alusão à data e trouxe reportagens especiais com imagens de paisagens belíssimas e cenas chocantes de degradação. Seguramente, todas essas ações levam a um resultado positivo na medida em que desperta a atenção da população, promove a reflexão sobre o tema e influencia no comportamento das pessoas.

Não se pode negar que a educação ambiental já ocupa um espaço importante na sociedade, sobretudo nas regiões urbanas, onde crianças e jovens já demonstram engajamento com as questões ecológicas. Entretanto, como acontece com outras datas no nosso calendário, passada a festa, outros assuntos passam a ser destaques dos jornais: desemprego, violência, fome, eleições municipais, instabilidade econômica e a impressão que se tem é de que os temas ambientais voltarão ao patamar secundário dos interesses nacionais e só retornarão às manchetes no ano que vem.

De fato, seria uma ilusão acreditar que após todo o apelo ecológico massificado pela mídia na Semana do Meio Ambiente, o país iria resolver de uma vez por todas seus problemas ambientais. Claro que não. Impossível esperar que comunidades paupérrimas tenham iniciativas de consciência ecológica quando lhes falta tudo.

Como evitar que um cidadão derrube uma árvore se precisa de lenha para cozinhar um caldo ralo a fim de enganar a fome dos filhos? O que pouco se fala é que políticas ambientais eficientes devem ser debatidas dia-a-dia, porque dependem diretamente da adoção de políticas econômicas e sociais sérias, com vista ao desenvolvimento da nação. Medidas de defesa, preservação e recuperação do meio ambiente devem estar articuladas às ações ligadas às áreas da saúde, educação, saneamento básico, geração de emprego e renda, economia, segurança pública, taxa de juros e tantas outras que afetam diretamente a vida do cidadão.

Para o Partido Verde, não há como tratar estas questões de forma isolada, como a política tradicional vem fazendo ao longo da história. Os planos de governo devem agregar critérios ecológicos em seus programas sociais e econômicos como forma de legitimar o desenvolvimento sustentado.

Houve avanços nesta área, é verdade, mas ainda é muito pouco diante da demanda do nosso país que, em virtude das dimensões territoriais e de sua extensa costa, tem imensa dificuldade para conter as atividades degradadoras e os crimes ambientais que nos atingem diariamente. É importante que, passado o 5 de junho, o Brasil não deixe o assunto cair no esquecimento para só voltar à pauta de discussão no próximo ano. Meio ambiente tem que ser assunto diário, pois só assim será possível vencer o desafio mundial de preservação da vida no planeta.

* Giba Marson é deputado estadual pelo Partido Verde

alesp