Quantidade de áreas contaminadas no Estado de São Paulo corrobora pedido de CPI

O pedido de CPI foi feito em agosto de 2001 pelo deputado Wagner Lino
15/05/2002 18:46

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

A notícia veiculada nesta quarta-feira,15/5, por alguns jornais de grande circulação, de que existem 221 áreas contaminadas em São Paulo, sendo que 69 delas estão situadas na Capital e 42 na região do Grande ABC, reforçam a necessidade de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, segundo o deputado estadual Wagner Lino (PT), membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa e autor do pedido de CPI das áreas contaminadas.

O pedido de criação da CPI foi apresentado pelo parlamentar em agosto de 2001, após a divulgação da contaminação verificada no conjunto residencial Barão de Mauá, no município de mesmo nome da grande São Paulo.

De acordo com o parlamentar, a CPI, além de investigar as empresas causadoras de poluição, também "visa apurar a falta de atuação da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), órgão que deveria monitorar as áreas contaminadas buscando prevenir prejuízos ao meio ambiente e à população que vive próxima a essas áreas".

Wagner Lino também apresentou na Assembléia Legislativa de São Paulo, em outubro de 2001, projeto de lei que obriga o governo do Estado a publicar no Diário Oficial, a cada bimestre, um cadastro completo das áreas contaminadas ou sob suspeita de contaminação. "Isso evitaria que a população fosse surpreendida já com a saúde afetada, como ocorreu no caso da Shell em Paulínia e agora em Bauru", afirma.

alesp