São José dos Campos pode ganhar Fatec


09/09/2003 18:24

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Luis Carlos Gondim

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, é favorável à implantação de Faculdade de Tecnologia Aeronáutica e Automotiva em São José dos Campos.

A proposta foi apresentada na semana passada pelo deputado Luis Carlos Gondim (PL), que foi recebido em audiência na Secretaria, acompanhado pelos engenheiros José Gilmar do Nascimento Camargo e Luis Fernando Gouveia de Moraes, ambos do Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza, de São José dos Campos.

"A idéia é criar uma Fatec especializada em Tecnologia Aeronáutica e Automotiva para atender às necessidades da região, reconhecida internacionalmente como um dos maiores pólos brasileiros na área tecnológica, já que abriga modernos complexos industriais e de pesquisa do país", disse o deputado.

Além de indústrias como Embraer, General Motors, Petrobrás, Kodak e tantas outras do mesmo porte, São José dos Campos conta com renomados centros de pesquisa, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Centro Técnico Espacial, que também necessitam de profissionais da mais alta formação para acompanhar as tendências tecnológicas do mercado mundial. Para isso, diz Gondim, é importante criar uma Fatec altamente especializada para formar profissionais qualificados.

Os engenheiros José Gilmar e Luis Fernando entregaram ao secretário um estudo mostrando que a implantação da FATEC em São José dos Campos irá beneficiar cerca de 20 mil pessoas, sobretudo os jovens que estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho.

"O secretário gostou da proposta e comprometeu-se a estudar a viabilidade do projeto, que deverá ser desenvolvido em parceria com as indústrias da região", completou Gondim.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp