Ministra e deputados participam de fórum de mineração


29/04/2005 11:16

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Adriano Diogo

O governo federal e a Assembléia Legislativa promovem de 02 a 04 de maio o 1º Fórum de Mineração no Estado de São Paulo: Economia e Meio Ambiente, que discutirá a produção mineral do estado, considerando principalmente os aspectos econômicos e ambientais.

A Ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, fará a abertura do Fórum, que está sendo organizado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e pela Liderança do PT na Assembléia Legislativa. O evento contará ainda com representantes da Petrobrás, da Federação Brasileira de Geólogos, Federação Nacional dos Garimpeiros e da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, entre outros.

A mineração é um dos setores fundamentais da economia brasileira, sendo essencial ao desenvolvimento de uma sociedade equânime, desde que seja operada com responsabilidade social e ambiental.

Em São Paulo, mais de 90% da produção mineral é formada por materiais de construção, areia e brita (os chamados agregados), e água mineral. Essa é uma atividade que gera impactos diretos sobre a qualidade de vida da população, mas que é pouco conhecida. "O Fórum foi criado com o intuito de levar mais informações ao público e para valorizar os recursos minerais no país", afirma Enzo Luís Nico Júnior, Chefe do 2º Distrito do DNPM.

Para o deputado Adriano Diogo (PT), que vai coordenar o painel sobre Meio Ambiente, a mineração é uma atividade vital para o desenvolvimento econômico e social das nações, tendo em vista que os minerais são fundamentais para a vida moderna. "A mineração no Brasil, se levada a sério, poderia pagar toda a dívida externa e interna do país, garantindo a soberania e a libertação do nosso povo", afirma Diogo, que também é geólogo e ex-secretário do Verde e Meio Ambiente.

Além das questões econômicas e ambientais, o Fórum vai abordar a legislação atual, que não atende plenamente as pequenas minerações, e a polêmica produção de pedras preciosas. Os deputados petistas Donisete Braga e Sebastião Almeida também participam do Fórum. As inscrições para o Fórum são gratuitas e podem ser feitas na Assembléia Legislativa, no Auditório Franco Montoro, local do evento, sujeita ao limite de vagas.

adiogo@al.sp.gov.br

Serviço:

1º Fórum de Mineração no Estado de São Paulo: Economia e Meio Ambiente

Data: 02 a 04 de maio de 2005

Local: Assembléia Legislativa - Auditório Franco Montoro

Av. Pedro Álvares Cabral, 201, 1º andar - Ibirapuera.

Mais Informações: 3886-6845/6850

alesp