Opinião - Águas compartilhadas


02/04/2009 18:49

Compartilhar:


O Dia Mundial da Água, celebrado em 22/3, conforme resolução aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas), nos dá a oportunidade de refletir sobre esse bem finito, do qual somos totalmente dependentes para vivermos, mas que não cuidamos ou preservamos corretamente e, como consequência, já está em falta para milhões de pessoas no mundo. Neste ano, o Dia Mundial da Água enfatiza as questões relacionadas às águas compartilhadas entre nações.

Mais de 100 ações foram programadas para ocorrer neste dia em diversos países, ressaltando a importância dos desafios mundiais de compartilhar a água e as oportunidades. Um estudo da Agência Nacional de Águas (ANA) aponta a existência de 83 cursos d"água transfronteiriços em território brasileiro. Isso significa dizer que o Brasil compartilha com outros países as águas de 83 cursos d"água, representando um grande desafio de gestão para seus governantes.

Em meus mandatos como deputado, tive a oportunidade de apresentar vários projetos na área do meio ambiente, preocupado especialmente com a escassez da água. Dentre eles, já está em vigor no Estado de São Paulo a Lei 13.007, que institui o Programa de Proteção e Conservação às Nascentes de Água. Acredito que as ações previstas nessa lei serão um importante instrumento para conhecer, dimensionar, planejar e adotar as medidas necessárias à preservação e recuperação das nossas nascentes de água.

Vamos avaliar mais algumas situações: 40% da população mundial já enfrenta escassez de água; 2,2 milhões de pessoas morrem a cada ano por beberem água contaminada; aproximadamente 21 países já sofrem com a escassez de água; conflitos violentos pelo controle da água são registrados em 70 regiões do planeta; 25% da população do planeta não tem acesso à água potável; no mundo, 50% da água que vai para as grandes cidades é desperdiçada; no Brasil este percentual chega a 40%; e 72% dos leitos hospitalares são ocupados por pacientes vítimas de doenças transmitidas pela água.

Mesmo com esse quadro mundial, é difícil despertar na maioria das pessoas a consciência do uso racional da água, já que o Brasil é considerado um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Desperdiçamos água lavando carros e calçadas, ao lavar louças e roupas, escovando os dentes, tomando banho ou cuidando das plantas. A busca do conforto nas sociedades modernas gera um aumento considerável no consumo diário de água, agravando ainda mais a situação.

Quando despertarmos para o quanto a água é essencial para nossas vidas e para o risco da escassez para as gerações de hoje e do futuro vamos começar a mudar nossas atitudes e comportamentos no dia a dia. Água é fonte de vida e dela dependemos para viver. Não desperdice, mas economize, use de forma adequada, racional e ajude a cuidar para não faltar.



*Chico Sardelli é deputado estadual pelo Partido Verde e autor da lei de preservação às nascentes de água.

alesp