A CAMINHO DA UNESP - OPINIÃO

Caldini Crespo*
11/06/2001 13:53

Compartilhar:


A publicação, no Diário Oficial do Estado, da Portaria 237/2001 criando um Grupo de Trabalho que vai empreender estudos de viabilidade e condições de parceria visando a futura instalação de um "campi" avançado da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Sorocaba, é, talvez, um dos mais importantes passos dados na direção da concretização deste antigo sonho da comunidade local e regional, que é o da criação de cursos universitários gratuitos na nossa cidade. Assinada pelo reitor da Unesp, professor José Carlos Souza Trindade, a portaria tem sua importância ampliada com o simples fato de estabelecer um prazo para a conclusão dos trabalhos, neste caso, sessenta dias após a data de sua publicação.

Depois de tantas idas e vindas, parece-nos que o assunto Universidade Pública Regional começa efetivamente a caminhar na direção de uma decisão favorável aos anseios de nossa população. É certo que um longo caminho ainda precisa ser percorrido até que, finalmente, tenhamos a oportunidade de ver nossos jovens com a opção de freqüentar um curso universitário gratuito em nossa cidade, mas é igualmente inegável que, desde o início desse processo - o que nos reporta a meados da década passada -, nunca foi dado um passo tão largo.

Se por um lado o momento é de felicidade e celebração dos que, apesar de tantos reveses, nunca deixaram de acreditar na realização deste sonho, por outro é também momento da comunidade manter-se atenta e engajada pela continuidade deste processo até a efetiva instalação do nosso "campi".

Às nossas autoridades, políticas, empresariais, educacionais, etc., caberá uma missão essencial: oferecer aos integrantes do Grupo de Trabalho constituído pela reitoria da Unesp plenas condições para a execução de sua tarefa e demonstrar com atitudes sensatas e equilibradas a unidade de pensamento em torno deste objetivo comum. Veleidades, neste momento, são absolutamente dispensáveis.

Haverá, sem dúvida, o momento de se debruçar sobre detalhes como a melhor localização para a instalação do "campi" ou sobre quais cursos seriam os mais indicados para ser instalados nesta nova unidade da Unesp. Hoje, entretanto, o foco do debate deve ser a resposta da comunidade à oportunidade de ter cursos da Unesp na cidade e que nos está sendo oferecida (como nunca ocorrera antes) pela reitoria da Universidade, através do professor José Carlos Souza Trindade.

E essa resposta, que vai ser construída a partir do trabalho dos membros do Grupo instituído pela Portaria 237, não pode ser outra que não um ruidoso e enfático "SIM", pois as famílias do Sudoeste Paulista não apenas precisam, mas merecem esta oportunidade que há décadas é oferecida aos que habitam todas as demais regiões de São Paulo.

* Caldini Crespo é deputado estadual pelo PFL.

alesp