Infocentro da Casa da Cidadania de Barrinha será inaugurado amanhã


15/02/2006 18:08

Compartilhar:


Quinta-feira, 16/2, é dia de festa para a Casa da Cidadania, no município de Barrinha. Esta ONG (Organização Não Governamental) voltada para o atendimento da população carente do município e com vocação sócio-educacional, realizará a inauguração de seu Infocentro a partir das 17 horas, com a presença do deputado Roberto Engler (PSDB) responsável pela conquista do benefício.

A Casa da Cidadania localiza-se na avenida Dr. Gumercindo Velludo, 572, no centro de Barrinha. A entidade será sede de um Infocentro, que faz parte do programa do governo do Estado "Acessa SP" de inclusão digital levando os recursos da internet à população, estimulando o desenvolvimento humano e social. Para viabilizar o Infocentro, a Casa da Cidadania recebeu seis computadores Pentium III, com acesso gratuito à internet, a rede mundial de computadores. A conquista chega à cidade atendendo pedido da associação cuja fundadora é a barrinhense Patrícia Binhardi.

O programa é uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo, em parceria com Imprensa Oficial e a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodesp). Para auxiliar os usuários, a Casa da Cidadania manterá monitores treinados para atender necessidades específicas, como procurar emprego. "Crianças, jovens, adultos, todos podem aprender no Infocentro, principalmente aqueles que não possuem computador em casa. Os alunos que aprendem informática vão melhor na escola e tem mais facilidade para conseguir emprego. Eles se inserem em um mundo cuja marca é o conhecimento", comentou o deputado Roberto Engler em consonância com o discurso do governador Geraldo Alckmin. Os usuários poderão se conectar à internet via banda larga e buscar informações sobre vagas de emprego, elaboração de currículos, concursos públicos, entre outras necessidades.

O Infocentro da Casa da Cidadania também funcionará como centro de informação para as áreas de saúde, educação, negócios e serviços governamentais disponíveis na internet. Os equipamentos e a mobília foram fornecidos pelo governo do Estado de São Paulo.

Exemplo de qualificação

A Casa da Cidadania oferece à população de Barrinha desde sua fundação vários cursos de qualificação profissional para adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade. Todo ano, a entidade atende cerca de mil pessoas que buscam especialização através de cursos como os de eletricista, padeiro ou de empreendedores voltados para o comércio. "O Infocentro virá ao encontro das necessidades da associação e da população de Barrinha que não tem acesso gratuito à internet", comemorou Patrícia Binhardi. O programa ainda conta com o Portal do Acessa, que tem informações sobre o programa, notícias, links para serviços públicos, minicursos a distância, cadernos eletrônicos, redes de projetos, dicionário de Libras (dicionário de sinais para deficientes auditivos) e o Fala São Paulo, um canal para o cidadão expressar sua opinião em enquetes semanais sobre temas do governo do Estado.

Menores de 16 anos devem se cadastrar na presença de um responsável, o acesso para menores de 11 anos só é permitido com o acompanhamento de um responsável e idosos, gestantes e deficientes físicos terão atendimento preferencial.

rengler@al.sp.gov.br

alesp