Audiência pública sobre autonomia universitária frustra expectativas, diz deputado


14/02/2007 18:45

Compartilhar:


A audiência pública sobre a autonomia das universidades estaduais, realizada na tarde desta terça-feira, 13/2, no plenário José Bonifácio, não atendeu às expectativas dos parlamentares nem às do público presente. A avaliação é do deputado Roberto Felício (PT), presidente da Comissão de Educação, ao se referir à ausência dos reitores da USP, Suely Vilela, da Unesp, Marcos Macari, e da Unicamp, José Tadeu Jorge.

Para a reunião também foram convidados representantes do Fórum das Seis, entidade que congrega os sindicatos dos funcionários e professores das universidades públicas, e o secretário de Estado do Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti, que não compareceu à reunião alegando compromissos previamente assumidos.

"Fomos pegos de surpresa pelo pacote de decretos do governo Serra", disse o professor César Augusto Minto, presidente da Associação dos Docentes da USP (ADUSP) e um dos coordenadores do Fórum das Seis. Segundo Minto, o decreto foi publicado nos primeiros dias do ano, em edição especial do Diário Oficial, à qual poucos tiveram acesso. "É lamentável a ausência nesta audiência dos reitores, que são os principais interessados", observou. O dirigente sindical disse ainda que os reitores perderam uma oportunidade preciosa para defender a autonomia universitária e os destinos das instituições que lideram.

O deputado Roberto Felício disse que a Comissão de Educação não vai abrir mão de defender o direito conquistado há quase 20 anos pelas universidades públicas de São Paulo. Ele informou que nos próximos dias os membros da comissão definirão uma agenda propositiva, capaz de contribuir para o entendimento entre os principais interlocutores do conflito.

rfelicio@al.sp.gov.br

alesp