Em defesa dos professores comissionados


08/05/2007 16:30

Compartilhar:


Em audiência na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na última quarta-feira, 2/5, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) pediu a equiparação entre professores comissionados, demais funcionários e os estáveis da rede municipal de ensino. Segundo ele, os professores comissionados foram tratados com descaso ao longo das sucessivas administrações municipais.

Giannazi afirma que os comissionados são remanescentes de uma época em que os concursos não eram praxe na administração pública e o vínculo com a municipalidade era apenas a designação para ocupação do cargo.

"Ao longo dos anos, essa situação não foi mudada, o vínculo permaneceu frágil e as administrações têm usado os comissionados como bem entendem, remanejando-os a qualquer tempo e período de uma escola para outra", afirma. Giannazi, que apresentou projeto de lei no sentido de melhorar a situação desses profissionais quando era vereador da capital, lamenta que o projeto de sua autoria tenha sido vetado.

"A luta é pelo respeito aos profissionais e por garantias mínimas, à semelhança dos estáveis. Hoje são cerca de 1.700 educadores que pleiteiam melhorias em sua condição de trabalho", afirma o parlamentar.

Durante a audiência, Giannazi tratou também das diferentes situações funcionais e salariais dos educadores que trabalham nas creches (CEIs) dos hospitais municipais. "Há diferentes vínculos e níveis salariais para as mesmas funções", afirma o parlamentar, acrescentando que a Secretaria Municipal de Saúde não se pronunciou sobre o problema.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp