Debate reúne Sabesp e técnicos para discutir problemas na água e na coleta de esgotos da Baixada Santista


03/09/2003 14:27

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

Preocupada com a escassez e a qualidade da água e com a necessidade de ampliar os serviços de coleta e tratamento de esgoto na Baixada Santista, a deputada Maria Lúcia Prandi (PT) promoverá um debate para discutir esses e outros assuntos correlatos, na quinta-feira, dia 4/9, às 19 horas, no Sindicato dos Urbanitários, na Rua São Paulo, 24, Vila Belmiro, Santos. O encontro é aberto a todos os interessados.

Para o encontro foram convidados os presidentes da Sabesp, Dalmo Nogueira, e do Sindicato dos Urbanitários, Marcos Sérgio Duarte, e o engenheiro industrial e químico Élio Lopes, professor da Universidade Santa Cecília.

Prandi considera preocupante a notícia de que a Sabesp pretende interligar o sistema de abastecimento de água de Santos ao de Guarujá, para sanar deficiências do município vizinho. "O problema de falta d´água em Guarujá é gravíssimo e deve ser resolvido. Porém, até que ponto o abastecimento de Santos será prejudicado? O fornecimento de água deve ser universalizado com novos investimentos, e não com operações quebra-galho, como parece ser a anunciada interligação dos sistemas", argumenta a deputada.

Quanto à coleta e tratamento de esgotos, ela lembra que, à exceção de Santos, a Baixada Santista apresenta alguns dos piores índices de coleta e tratamento de esgoto do Estado. "A maior parte das cidades da nossa Região possui menos de 50% de rede coletora de esgotos, o que remete a um problema de saúde pública, que precisa ser enfrentado enérgica e urgentemente", acrescenta.

Outra preocupação da deputada Prandi é com a entrada de capital privado na Sabesp, conforme proposta do Governo do Estado, aprovada há poucos dias na Assembléia Legislativa. "A Sabesp está em processo de privatização. O Governo agora pode vender 49% das ações da concessionária, abrindo espaço para interesses privados, que visam lucros e não o benefício comum", critica.

Maria Lúcia Prandi enfatiza, também, que o debate será um momento importante para cobrar da Sabesp o investimento de US$ 200 milhões na Baixada Santista, aprovado pela Assembléia Legislativa.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp