Opinião - Repúdio à instalação de unidade da Fundação Casa em Santo André


03/07/2009 16:48

Compartilhar:


Como deputado, manifesto publicamente meu repúdio à iniciativa do governo do Estado e da prefeitura de Santo André de instalar uma unidade da Fundação Casa (Febem), no terreno da Escola Estadual José do Prado Silveira, no bairro Sacadura Cabral.

O ato é um retrocesso do governo do Estado, que vai contra acordo realizado entre o Executivo e o município em gestões passadas, e representa verdadeiro desrespeito aos moradores das imediações do Sacadura Cabral. É totalmente inadequado instalar uma Febem no bairro, pois a área é residencial e o ato trará riscos à segurança dos moradores, além da desvalorização de imóveis e do comércio.

É lamentável a ação do governo estadual e da prefeitura de Santo André. O impasse sobre o terreno indicado anteriormente, no bairro Várzea Capitão João, mostra a falta de diálogo entre o governador e o prefeito para resolver o assunto da melhor maneira. Como relatado em reportagem de jornal da região, enquanto a prefeitura afirma que já está providenciando a limpeza do terreno, o governo do Estado não confirma a informação. Em quem acreditar?

Em vez de instalarem uma nova Febem, o governo do Estado e a prefeitura deveriam, por exemplo, reativar a Escola Estadual Professor José do Prado Silveira, oferecendo educação de qualidade às crianças e aos jovens que moram no bairro, localizado em uma área densamente povoada de Santo André.

Por isso, sou contrário à instalação da unidade da Fundação Casa em Santo André e me coloco à disposição da comunidade do bairro Sacadura Cabral na luta contra a instalação da instituição no local.



Escola Sim, Febem não!



* Vanderlei Siraque é deputado estadual pelo PT

alesp