Ação regional de combate à dengue na Baixada Santista


07/12/2010 15:56

Compartilhar:


Maria Lúcia Prandi (PT) voltou reivindicar à Secretaria Estadual de Saúde a articulação de um plano regional para combate à dengue. O objetivo é prevenir que a região volte a ser castigada por uma epidemia, como ocorreu no início do ano, quando foram registrados 25.165 casos da doença, de janeiro a maio, com 50 vítimas fatais. Estudo do Ministério da Saúde divulgado no dia 6/12 coloca quatro cidades da Baixada Santista em alerta por apresentar alto risco de epidemia: Cubatão, Guarujá, Peruíbe e Praia Grande.

"Tenho observado que alguns municípios buscam se preparar, mas a situação deve ser enfrentada em conjunto. O mosquito não conhece limites territoriais e nem seleciona a vítima por local de moradia", afirma a deputada. "Somos uma região conurbana, densamente povoada, e deve haver uma ação efetivamente metropolitana", afirmou.

Prandi enviou ofício ao secretário de Saúde do Estado, Nilson Ferraz Paschoa, apontando a urgência da situação. Segundo a parlamentar, mesmo tendo assumido há pouco mais de três meses, Paschoa precisa dar respostas. As carências regionais de saúde foram apresentadas a ele em março, quando ocupava o cargo de secretário adjunto, por uma comitiva de prefeitos. O encontro também teve a participação da Agência Metropolitana de Desenvolvimento (Agem) e da diretoria regional de Saúde.

"Na oportunidade, Paschoa recebeu das mãos dos prefeitos um documento, assinado por todos, contendo várias propostas e reivindicações. Entre elas, a expansão da oferta de leitos e maior infraestrutura no combate à dengue", lembra Prandi. "É preciso saber o que foi feito. Não podemos continuar despreparados e nem esperar que os casos de dengue voltem a aumentar para agir".



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp