Crespo pede prioridade para recapeamento de estrada no Vale do Ribeira


21/03/2001 15:37

Compartilhar:


O deputado estadual Caldini Crespo (PFL) cobrou nesta quarta-feira, 21/3, durante reunião na diretoria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a agilização na aprovação da obra de recapeamento da estrada que interliga os municípios de Sorocaba e Iperó. A resposta do órgão é a de que o assunto já foi analisado e aprovado pela Diretoria Regional de Itapetininga, e aguarda uma decisão da Secretaria dos Transportes. "A informação que obtivemos é a de que esse assunto vai ser priorizado", revelou Crespo. O parlamentar acrescentou também que vai sugerir aos prefeitos de Sorocaba, Renato Amary, e Iperó, Marcos Andrade, a doação da estrada, que é municipal, para o Estado, como forma de resolver os problemas relativos a sua manutenção.

Embora tenha características de rodovia, acentuadas a partir da instalação do Centro Experimental Aramar, a estrada que liga os municípios de Sorocaba a Iperó é municipal. Sua pavimentação, entretanto, foi feita com recursos estaduais. Através do Decreto Estadual 5.794, de 5 de março de 1975, foi celebrado um convênio do DER com as prefeituras de Sorocaba e Iperó. E a pavimentação dos aproximadamente 30 quilômetros da estrada aconteceu sem que os municípios arcassem com esse gasto. Só que o convênio assinado previa que apenas a pavimentação caberia ao Estado. A responsabilidade sobre a manutenção da estrada ficaria a cargo das prefeituras, cada uma até o limite de seus territórios.

"Ocorre que a manutenção de uma estrada não tem um custo pequeno e, nem sempre os municípios dispõem, na mesma época, o dinheiro necessário à execução desses melhoramentos. E o que aconteceu foi que a estrada acabou se deteriorando e hoje suas condições estão péssimas. Há muitos buracos e irregularidades na pista, a sinalização é deficiente, etc", detalha Crespo.

De acordo com Crespo, a intenção da reunião foi a de tentar uma solução definitiva para essa estrada. "Assim é que insistimos na questão do completo recapeamento da Sorocaba/Iperó e obtivemos o compromisso de que a obra vai ser priorizada. Paralelamente, vamos sugerir aos prefeitos de Sorocaba e de Iperó para que, tão logo a estrada seja recapeada, que seja providenciada a sua doação ao Estado. Ou seja, vamos propor a estadualização da rodovia, de modo que o DER passe a ser o responsável por todas as melhorais necessárias, desde um completo recapeamento até uma simples operação tapa-buracos. É uma forma de tirar esse ônus dos cofres municipais e centralizar a decisão sobre melhorias num só órgão, neste caso, o DER", concluiu o deputado Crespo.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Caldini Crespo - 3886-6864/6867)

alesp