Laboratório cerâmico será instalado em Tatuí

(com foto) Centro de análises vai atender aos 42 filiados da Associação de Cerâmicas de Tatuí e Região (Acertar)
07/12/2001 18:31

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Com a assinatura de convênio entre a Associação de Cerâmicas de Tatuí e Região (Acertar) e o governo do Estado, na última quinta-feira, 6/12, foi definida a implantação de um laboratório de certificação de produtos cerâmicos em Tatuí. A notícia foi dada pelo deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira (PSDB), que participou da reunião de assinatura do convênio, na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

Além do deputado, estiveram presentes o governador Geraldo Alckmin; o secretário de Ciência e Tecnologia, Ruy Martins Altenfelder Silva, e o presidente da Acertar, Constantino Froline Neto, além de prefeitos e vereadores de várias cidades da região sudoeste de São Paulo.

A instalação do laboratório, que terá apoio técnico do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), foi orçada em R$ 320 mil, sendo que 50% desse valor será financiado pelo Estado e a outra metade caberá à associação de ceramistas. O principal objetivo do centro de análise é atestar a qualidade do material produzido e capacitá-lo para concorrências públicas e para construções realizadas por grandes empreiteiras.

Moradias populares

Segundo o presidente da Acertar, anteriormente os produtos eram enviados para teste em outros centros, o que tornava o processo demorado e caro. "Agora poderemos avalizar nossos produtos dentro da sede da Associação e, com isso, torná-los mais eficazes, resistentes e baratos", disse ele.

Em seu discurso, Froline disse ainda que a cerâmica vermelha pode auxiliar o governo na construção de moradias populares: "Uma casa confeccionada com nosso tijolo custa, em média, R$ 6 mil; mas, com os novos testes, podemos fazer com que esse preço caia um pouco mais", completa. O Estado de São Paulo é o principal produtor de cerâmica vermelha e a região de Tatuí é responsável por 30% dessa produção.

O deputado Luis Gonzaga Vieira ressalta a importância da atividade cerâmica para a região. "Tatuí leva ,diariamente, a outras cidades, outros Estados e mesmo a outros países 350 caminhões lotados desse produto", disse o parlamentar, lembrando o fato de os 42 filiados da Acertar empregarem direta e indiretamente cerca de 9 mil pessoas.

alesp