ARTE OU ATO OBSCENO? - OPINIÃO

Afanasio Jazadji*
20/05/2002 08:45

Compartilhar:


No fim de abril, mais de 1.100 pessoas foram fotografadas e filmadas nuas e juntas, no parque do Ibirapuera, em São Paulo. Tudo isso em nome de uma possível arte.

As cenas de completa nudez de homens e mulheres apareceram nas telas de TV e na primeira página dos principais jornais de São Paulo.

A informação divulgada foi a de que tudo aquilo não passou de uma sessão fotográfica comandada pelo fotógrafo americano Spencer Tunick, que contou com uma equipe para agendar a ida dessas 1.100 pessoas ao Ibirapuera. Durante duas horas, os voluntários ficaram nus, num verdadeiro tapete humano, na obra do tal Spencer Tunick. Houve até o caso de um marido que anunciou sua separação porque acreditava que ela o traía, ali no meio dos nus.

O fotógrafo chegou a São Paulo beneficiado pela mania brasileira de valorizar de modo exagerado tudo aquilo que vem de fora: o artista de estilo duvidoso disse que já havia fotografado mais de 4 mil pessoas nuas na cidade de Melbourne, na Austrália, e queria fazer algo parecido no Brasil, onde estamos abertos a tudo.

Portanto, a massa de nus tomou conta de um espaço no jardim, bem diante do Obelisco que homenageia os heróis da Revolução de 1932. E eu fico perguntando: que tipo de arte é essa? Com que direito esse fotógrafo americano faz isso num parque público da maior cidade do Brasil? Onde aquelas pessoas estão com a cabeça ao se prestarem a esse tipo de idiotice, que nada tem de arte? Atenção, gente: ato obsceno em público ainda é crime!

alesp