Livro sobre 110 anos da Politécnica


08/09/2003 17:39

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

Acompanhado do diretor de divulgação da Associação dos Engenheiros Politécnicos da USP, Sokan Kato Young, e do presidente da Associação dos Engenheiros Politécnicos, Kamal Mattar, o diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Vahan Agopyan, entregou nesta sexta feira, 5/9, ao líder do PPS na Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Jardim, O Livro dos Mestres, documento que relata os 110 anos da Politécnica.

Nesse período de mais de um século de atividades ininterruptas, ressalta jardim, as contribuições de seus alunos e professores foram decisivas para que o Estado de São Paulo se transformasse no maior centro industrial da América Latina, e sua capital, numa importante âncora para a economia do hemisfério Sul.

Os fundadores, segundo o documento, conceberam a escola atrelada à indústria e ao desenvolvimento nacional. O conhecimento experimental e as aplicações sempre foram o norte da formação da Politécnica.

"O fato de ter sido uma escola superior, criada através de uma Lei Estadual, com recursos do próprio Estado, demostra que São Paulo, já naquela época, assumia um sólido compromisso com o desenvolvimento e a modernização do Estado e do País", avalia o parlamentar.

O Livro dos Mestres, assinado pela professora Eni de Mesquita Samara, foi uma das formas encontradas pela POLI para comemorar seus 110 anos. O livro reúne em suas 216 páginas a biografia de 22 diretores que concluíram seu mandato frente à instituição, vidas dedicadas a uma causa, começando pelo professor Antônio Francisco de Paula (1893-1917) até Antônio Marcos de Paula Massola (1998- 2002). Para Jardim, "o livro dos Mestres é um documento a ser lido por toda a comunidade acadêmica, um referencial de trabalho, projeto e competência".

ajardim@al.sp.gov.br

alesp