Opinião - Poliana é orgulho para a Baixada Santista


28/10/2009 17:08

Compartilhar:


Poliana Okimoto escreveu seu nome, mais uma vez, na história da natação brasileira. Prata nos Jogos Panamericanos do Rio, bronze no Mundial de Natação em Roma e agora campeã da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas de 2009 com um desempenho que não deixou margem para reação das adversárias: 9 vitórias em 11 etapas disputadas.

Orgulho para todos os brasileiros e para o técnico e marido Ricardo Cintra, nós, da Baixada Santista, temos um motivo a mais para levar Poliana em nossos corações. Atleta do Esporte Clube Pinheiros, da Capital, ela nunca abriu mão de viver e treinar na região.

Em 2007, a gigante de 1,65m e 48 quilos treinava na Academia Krato, em Santos, quando veio a notícia de que a piscina do local seria fechada para a construção de uma loja de veículos.

No final do ano, o técnico Ricardo Cintra me procurou pedindo para tentar impedir que o local de treinos fosse fechado, o que obrigaria Poliana a mudar para a Capital. Argumentei que o local era particular e não havia nada que pudesse ser feito politicamente.

Intimamente, porém, sabia o prejuízo que a região teria se perdesse uma das melhores nadadoras do Brasil por falta de piscina. A solução encontrada foi trazer a dupla Cintra e Poliana para o Sest/Senat, em São Vicente, onde existe uma piscina de 50 metros.

Poliana topou o desafio e começou a treinar na piscina ainda gelada, que posteriormente recebeu aquecimento graças ao prefeito de São Vicente, Tércio Garcia, que entendeu nosso projeto e apoiou a iniciativa.

Esse período de incertezas, que poderia ter reflexos negativos no desempenho da atleta, foi transformado em motivação extra. Após um ano treinando em São Vicente, Poliana atingiu seu melhor momento até agora, sendo a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha em mundiais de natação, em Roma, e agora com um título do circuito mundial.

Cintra sabe que Poliana e outros nadadores podem conseguir ainda mais, e com preparação 100% brasileira. Com esse pensamento, tivemos audiência em julho com o governador José Serra, quando apresentamos a ele um projeto de criar, na Baixada Santista, um centro de excelência em maratonas aquáticas, onde Cintra e Poliana, além de treinar para ganhar mais títulos, ajudariam a formar a melhor equipe de natação de longa distância do mundo.

O governador, um apaixonado pelo esporte, aprovou o projeto e se comprometeu a ajudar. Vendo as medalhas e troféus conquistados por Poliana nos últimos dois anos, tenho a certeza de que estava certo. A Baixada perderia muito se deixasse essa atleta única ir embora.

Para o futuro, acredito em mais conquistas e medalha para Poliana os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 - quem sabe o ouro. Já na Olimpíada do Rio, em 2016, ela terá que se superar para vencer não só as estrangeiras, mas também as adversárias que o Cintra vai ajudar a formar no futuro Centro de Excelência em Maratonas Aquáticas da Baixada Santista.



*Luciano Batista é deputado estadual e líder do PSB na Assembleia Legislativa de São Paulo

alesp