Deputados eleitos em outubro/2010


14/12/2010 19:35

Compartilhar:


Leci Brandão



Leci Brandão da Silva (PCdoB) nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de setembro de 1944. É cantora, compositora e umas das mais importantes intér­pretes de samba da música popular brasileira.

Começou sua carreira musical no início da década de 1970, tornando-se a primeira mulher a participar da ala de compositores da Escola de Samba Mangueira, do Rio de Janeiro. Ao longo de sua carreira, gravou 20 álbuns e três compactos. Participou do Festival MPB-Shell promovido pela Rede Globo, em 1980, com a música Essa tal criatura. Em 1985, gravou Isso é fundo de quintal. Em 1995, foi a intérprete do samba-enredo da Acadêmicos de Santa Cruz durante o carnaval. Atuou na telenovela Xica da Silva da TV Manchete, como Severina. Desde 2003, também vem exercendo a função de comentarista dos desfiles de escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo, pela Rede Globo.

Além de se dedicar à carreira musical, é membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher.

Em fevereiro de 2010, Leci Brandão filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e candidatou-se ao cargo de deputada estadual, tendo sido eleita com 86.298 votos. Sua atuação dá ênfase à igualdade racial, ao combate ao racismo e à inclusão do samba na política cultural do Estado de São Paulo, entre outras propostas.

alesp