Substitutivo da oposição tira Nossa Caixa do bolso dos outros, diz Carlinhos Almeida


31/05/2001 15:08

Compartilhar:


Partidos da oposição na Assembléia Legislativa apresentaram nesta quarta-feira, 30/5, o substitutivo ao projeto de lei do governo que privatiza os serviços do Banco Nossa Caixa S/A. A informação é do deputado Carlinhos Almeida, líder do PT na Casa. "A proposta do Palácio dos Bandeirantes, segundo o parlamentar, repassa para a iniciativa privada, entre outros serviços, os meios eletrônicos de pagamento, a administração de cartão de crédito, seguros, previdência privada e capitalização. Nestas áreas, de acordo com o projeto do governo, as empresas privadas ficariam com o controle acionário (51% para o setor privado contra 49% para o Estado). Já a Emenda Substitutiva da oposição mantém estes serviços sob o controle público e autoriza o banco a abrir o capital, desde que a Fazenda Pública mantenha o controle acionário".

Carlinhos Almeida explicou que "a emenda substitutiva foi elaborada em conjunto pelo PT, o PCdoB, o PSB e as entidades do funcionalismo do banco, entre as quais destaco a Associação dos Funcionários da Nossa Caixa". Sobre o projeto do governo, disse o líder petista, "temos um monstrengo, um polvo com sete braços independentes que não atendem à cabeça". O presidente da Associação dos Funcionários da Nossa Caixa, Elias Munir Maaluf, corroborou as palavras do líder e completou: "Na prática, o projeto do governo privatiza o banco, pulverizando a gestão da Nossa Caixa em sete empresas e passando o controle acionário sobre elas para a iniciativa privada". Elias afirmou também que os funcionários do banco acreditam ser possível mantê-lo como público e dobrar em 100% seu capital. "Estas propostas alternativas incorporam a emenda substitutiva encabeçada pelo PT", esclareceu o presidente.

A Bancada do PT esteve ainda representada pelo 1.º secretário da Assembléia, deputado Hamilton Pereira, e pelos deputados Renato Simões e o deputado Vanderlei Siraque, que acompanharam a reunião e manifestaram sua solidariedade à luta dos funcionários em defesa da manutenção da Nossa Caixa como banco público.

O deputado Nivaldo Santana, líder da Bancada do PCdoB, também veio trazer seu apoio aos bancários. João de Oliveira, da secretaria geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), também esteve presente. Na próxima quarta-feira, 6/6, às 14 horas, haverá audiência pública no plenário principal da Assembléia Legislativa, para discutir o assunto.

(Mais informações, ligue para o gabinete da Liderança do PT - 3886-6440/6441)

alesp